REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Psicologia: Psicologia Social
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/17212
Tipo: Dissertação
Título: O sentido de adolescência numa perspectiva sócio-histórica: um estudo com um profissional que utiliza a arte-educação no trabalho com adolescentes
Autor(es): Gil, Luciana Pires
Primeiro Orientador: Ozella, Sergio
Resumo: Tomando como referência a leitura de adolescência a partir dos pressupostos da Psicologia Sócio-Histórica, a pesquisa realizada faz uma compilação a respeito de concepções de adolescência presentes em grandes áreas do conhecimento que orientam a formulação de políticas públicas voltadas para o adolescente. Além da compilação sobre concepções de adolescência foi feita uma revisão sobre o histórico brasileiro de políticas Públicas e aparatos legislativos voltados para o adolescente .Trata-se de uma investigação qualitativa que teve como objetivo apreender os sentidos sobre adolescência presentes no discurso de um profissional que atua com adolescentes na área de arte-educação. O material de análise consta de duas entrevistas, sendo que a análise destas foi feita através da construção de núcleos de significação, a partir dos quais foram identificados os sentidos implícitos em cada um dos temas que originaram a construção destes. Esse procedimento permitiu um confronto e inter-relação dos conteúdos do discurso do profissional entrevistado, com teorias a respeito do tema adolescência. De modo geral, foi constatado que os sentidos atribuídos à adolescência por parte deste profissional, escolhido para a pesquisa, são marcados por concepções de caráter naturalizante, patologizante e universalizante relacionadas mais a conceitos previamente estabelecidos, do que construídas pela prática profissional
Abstract: Taking as reference the adolescence reading from the estimated ones of Social-Historic Psychology, the carried through research makes a compilation regarding actually conceptions of adolescence in great areas of knowledge that guide the formularization of public politics turned toward the adolescent. Beyond the compilation on conceptions of adolescence a revision on the Brazilian description of Public politics and legislative apparatuses directed toward the adolescent was made. It s about a qualitative inquiry that had as objective to apprehend the senses about adolescence involved in the speech of a professional who acts with adolescents in the art-education area. The analysis material consists of two interviews, being that the analysis of these was made through the construction of meaning cores, from which had been identified the implicit directions in each one of the subjects that had originated the construction of these. This procedure allowed a confrontation and nterrelation of the interviewed professional speech, with theories regarding the adolescence subject. In general way, it was evidenced that the directions attributed to the adolescence by this professional, chosen for the research, are marked by conceptions of naturalizing, pathologing and universitizing character more related to the previously established concepts, instead of the constructed by the professional practical
Palavras-chave: Psicologia sócio-histórica
Apreensão de sentidos
Adolescence
Social-historic psychology
Apprehenssion of senses
Adolescencia
Adolescentes -- Politica governamental -- Brasil
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Psicologia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Psicologia: Psicologia Social
Citação: Gil, Luciana Pires. O sentido de adolescência numa perspectiva sócio-histórica: um estudo com um profissional que utiliza a arte-educação no trabalho com adolescentes. 2007. 123 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/17212
Data do documento: 17-Mai-2007
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Psicologia: Psicologia Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Luciana Pires Gil.pdf777,42 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.