REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Social
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/17171
Tipo: Dissertação
Título: Carrapateando: uma analise psicossocial da atividade de "telemarketing"
Título(s) alternativo(s): Ticking: a psycho-socialanalysis of "telemarketing" activity
Autor(es): Marquez, Mariza Borges
Primeiro Orientador: Spink, Peter Kevin
Resumo: Esta dissertação apresenta o resultado obtido a partir do material coletado através de observações e entrevistascom operadores de duas empresas de "Telemarketing" receptivo. A base teórica para estudar tal material foi a psicanalítica. Enquanto a angústia de morte e as características neuróticas fundamentam o argumento psicanalítico, este trabalho seguiu um outro caminho, em uma brecha que a psicanálise permite. O processo psicológico utilizado para interpretar os fenômenos interpessoais foi a busca incessantepelo ideal de ego na composição da auto-estima do sujeito. Durante a análise das entrevistas, identificou-seque os teleoperadores se valem das relações sociais estabelecidas no próprio trabalho a fim de conviver com tarefas monótonas e pouco criativas. As trocas intersubjetivascom os colegas compensam o trabalho maçante além, de promover relações gratificantes que alimentam a subjetividade dos operadores. Através de um processo de identificação narcísica com o outro, eles recompõem sua identidade e a renovam no dia-a-dia. Esses trabalhadores não se deixam abater pela rotina que enlouquece e adoece (fato reconhecido por lei), mas conseguem constituir e renovar sua subjetividadeno cotidiano de suas relações
Abstract: This dissertation shows the result obtained ITomthe compiled material through observations and interviews with operators ITom two receptive "Telemarketing" companies. The theoretical basis used to study such material was the psychoanalytic afie. Whereas the anxiety of death and the neurotic characteristics substantiate the psychoanalyticstatement, this paper was guided through a gap left by the Psychoanalysis. The psychological process used to interpret the interpersonal relations was the continual search for the ego ideal to compound the individual's self esteem. During the analysis of the interviews, it was realized that the tele operators use their social relations at work to get along with their dull and "creativeless" tasks. The intersubjective interactions with co-workers make the boring work worthwhile as well as promoting gratifying relationships which nurture the operators subjectivity. Through a narcissistic identification process with the other, they rebuild their identity and renew it in the everyday life. These workers do not feel discouraged by the maddening and sickening routine (a fact recognized by law), but they succeed in constituting and renewing their subjectivity on the daily life oftheir relationships
Palavras-chave: Telemarketing
Intersubjetivo
Ego ideal
Narcisismo
Interação mediada
"Telemarketing"
intersubjective
Ego ideal
Narcissism
Telemarketing
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Social
Citação: Marquez, Mariza Borges. Carrapateando: uma analise psicossocial da atividade de "telemarketing". 2002. 182 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2002.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/17171
Data do documento: 30-Mar-2002
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Mariza Borges Marquez.pdf
  Restricted Access
5,44 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.