REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Psicologia: Psicologia Social
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Tipo: Dissertação
Título: Dos encontros com cultura popular no Morro do Querosene: um estudo do movimento bairro/comunidade
Título(s) alternativo(s): Encounters with popular culture in the Morro do Querosene: a study of motion neighborhood / community
Autor(es): Santos, Lívia Maria Camilo dos
Primeiro Orientador: Sawaia, Bader Burihan
Resumo: A presente pesquisa se constrói no diálogo entre o saber popular e o saber acadêmico, entendendo essa relação no seu processo dialético. Parte do pressuposto de que práticas desenvolvidas por pessoas simples nos seus cotidianos fazem da nossa história, terreno fértil e produtor de mudanças sociais, psicológicas e concretas. Busca analisar de que forma manifestações da cultura popular podem contribuir para a transformação de um bairro em uma comunidade. Para tanto, foi utilizada como metodologia a observação participante, com registros em diários de campo e conversas com moradores e artistas locais, sob a perspectiva do campo tema (SPINK, 2003). O campo empírico da pesquisa situa-se no Morro do Querosene, em São Paulo, onde acontecem as tradicionais festas do bumba meu boi maranhense, as festas de Cosme e Damião, e o projeto da orquestra de berimbaus desenvolvido por Dinho Nascimento. O referencial teórico é o de Vigotski que afirma que a psicologia deve abranger a totalidade de como as pessoas vivem as suas vidas. Mesmo porque o psicológico tem sua gênese na sociedade, superando, assim, as dicotomias entre razão/emoção e entre subjetividade/objetividade. Recupera a positividade psicossocial das emoções, buscando em Espinosa orientações para trabalhar a dimensão ético-política das mesmas, filósofo conhecido como monista, por defender a indissociabilidade entre razão e emoção e entre corpo e mente. Concepções que Vigotski inseriu na psicologia marxista para explicar a emergência do singular e da criação apesar da determinação social, introduzindo assim a estética na psicologia. O seu livro Psicologia da Arte, oferece as coordenadas para entender esse processo, destacando a catarse como momento da transformação. Sua concepção de catarse se opõe a de Aristóteles, que consistia em purificação e limpeza da alma. A análise da cultura popular se deu por meio de referenciais teóricos que a entendem como produto histórico, atravessada por contradições sociais; e que, por sua vez, respondem a essas contradições, ora sucumbindo, ora resistindo à ordem hegemônica do modo de produção capitalista. As análises apontam para a motivação dos mestres em trabalhar no coletivo, e também para a interface entre o brincar e a arte popular. Além do mais, a presença das festas e das brincadeiras nas ruas, permitem que as pessoas se conheçam, saiam de suas casas, possibilitando o despertar de um sentimento de comum, de comunidade. Indicam ainda que a cultura tradicional pode ser compreendida como um movimento que mobiliza e agrega, trazendo para pauta a relação entre cultura popular e sentimento de comum. O que mais ressaltamos na pesquisa foi que a potência ligada à cultura popular não se restringe ao pessoal, mas rompe a cisão individual e coletivo, despertando o sentimento do comum e favorecendo os encontros. Ficou claro que cultura popular e coletivo constituem uma unidade inseparável, muito em decorrência das ações dos mestres que promovem as atividades no lugar. Essa motivação dos mestres é uma constatação que precisa ser aprofundada futuramente. Interessa-nos particularmente agora a permanência das culturas tradicionais e a força de afetação coletiva, que, apesar de despertar sentimentos e ações em sentidos contraditórios, ainda consegue romper as cisões entre o público e o privado, fomentando o sentimento de comum no cenário político local
Abstract: This research is built over the dialogue between the popular and academic knowledge, understanding this relationship in its dialectical process. It is based on the assumption that practices developed by conventional people in their everyday routine, make our history a fertile ground and a producer of social, psychological and concrete changes. It seeks to analyze how manifestations of popular culture can contribute to the transformation of a neighborhood in a community. Thus, as a methodology, it was used the observation in loco, recording the experiences and also conversation with the residents and the local artists, under the perspective of theme field (SPINK, 2003). The empirical field of research lies in Morro do Querosene in São Paulo, which hosts the traditional celebration of the bumba meu boi from Maranhão, the Cosme e Damião festival and the berimbau orchestra project developed by Dinho Nascimento. The theoretical framework is based on Vygotsky, who claims that psychology must involve the totality on how people live their lives, because the psychological has its genesis in society, thereby overcoming the dichotomies between reason/emotion and between subjectivity/objectivity. It covers the psychosocial positivity of the emotions, seeking guidance in Espinosa to work its ethical-political dimension, philosopher known as monistic, for advocating the inseparability between reason and emotion and between body and mind. Concepts that Vygotsky entered the marxist psychology to explain the emergence of the singular and the creation despite the social determination, thus introducing the esthetic psychology. His book, Psychology of Art, provides the coordinates to understand this process, emphasizing catharsis as a moment of transformation. His conception of catharsis opposes Aristotle, which consisted of purification and cleansing of the soul. The analysis of popular culture was based on theoretical frameworks that it as a historical product, traversed by social contradictions; and that, in turn, respond to these contradictions, sometimes succumbing, sometimes resisting the hegemonic order of the capitalist mode of production. The analysis points to the motivation of masters to work in the collective, and also to the interface between the play and the folk art. Moreover, the presence of parties and playing in the streets allows people to get to know each other, to get out from their houses, enabling the awakening of a community common sense. It also indicates that the traditional culture can be perceived as a movement that mobilizes and aggregates, signaling the relationship between popular culture and the sense of commom. This research emphasizes that the power related to popular culture is not restricted to personal, but divides the individual from the collective, awakening the common feeling and favoring meetings. It was clear that popular and collective culture are an inseparable unity, mostly due to the masters actions that promote activities in the venue. This masters motivation is a subject that needs to be deepened in the future. For now, the point of interest is the permanence of traditional cultures and the power of collective affectation, that despite arouse feelings and actions in contradictory directions, can still separate the public and private, promoting the common sense in the local political scene
Palavras-chave: Arte
Cultura popular
Psicologia sócio histórica
Comunidade
Emoção
Desigualdade social
Art
Popular culture
Historical social psychology
Community
Emotion
Social inequality
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Social
Citação: Santos, Lívia Maria Camilo dos. Dos encontros com cultura popular no Morro do Querosene: um estudo do movimento bairro/comunidade. 2015. 103 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/17123
Data do documento: 15-Set-2015
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