REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento
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Tipo: Dissertação
Título: Uma comparação entre duas propostas metodológicas para a análise do registro de urna interação verbal em uma situação aplicada - o setting clínico
Título(s) alternativo(s): A comparison between two methodological proposals for the analysis of a recorded verbal interaction in an applied situation - clinical setting
Autor(es): Kovac, Roberta
Primeiro Orientador: Banaco, Roberto Alves
Resumo: Skinner (1957/1992) caracterizou o comportamento verbal como o comportamento de um individuo que afeta o mundo através do comportamento de outro individuo e definiu-o a partir da relação funcional estabelecida entre as variáveis controladoras e as respostas verbais. Essa relação determina a classificação dos episódios verbais em classes funcionais, denominadas operantes verbais. Alguns autores apontam dificuldades metodológicas para a utilização dos conceitos de Skinner no estudo empírico do comportamento verbal. Propostas metodológicas foram apresentadas na tentativa de abordar esse objeto de estudo. Algumas pesquisas utilizam-se do registro vocal como dado, tanto para discutir o próprio comportamento verbal quanto para, a partir do relato verbal, discutir outros comportamentos. Uma linha de pesquisa que vem sendo desenvolvida no Brasil, com o objetivo de entender as relações envolvidas na prática clínica, utiliza como dado a transcrição de sessões terapêuticas, ou seja, o registro da interação verbal entre terapeuta e cliente. Souza Filho (2001) analisou sessões de atendimento terapêutico, a fim de discutir o comportamento assertivo. Como parte de seu trabalho, a autora agrupou e sistematizou critérios (dispostos na literatura da área) para a definição de categorias de registro, a fim de analisar a transcrição da sessão terapêutica. Partindo do pressuposto de que as definições de Skinner dos operantes verbais (1957/1992) são fundamentais para o trabalho do analista do comportamento na prática clínica, onde o comportamento disponível para observação é, por excelência, o verbal, o objetivo deste trabalha foi comparar os resultados possíveis de serem obtidas através da proposta de categorização apresentada por Souza Filho (2001), com os que seriam obtidas através da proposta de Skinner (1957/1992) para a análise do comportamento verbal. Para tanto duas transcrições de sessões de terapia foram categorizadas com os dois sistemas de classificação (Souza Filho e Skinner) e foram comparadas as possibilidades de análise fornecidas por cada uma delas. Os resultados sugerem uma possível identificação funcional entre as categorias relacionadas, o que implica em dizer que o sistema de categorias de registro apresentado por Souza Filho (2001) tenha como critério a funcionalidade das respostas, assim como ocorre no sistema de Skinner(1957/1992). Também é possível inferir uma identificação topográfica entre as categorias correspondentes nos dois sistemas
Abstract: Skinner (1957/1992) has characterized verbal behavior as the behavior of an individual which affects the world through someone else's behavior. He defined it in terms of the functional relationship between controlling variables and verbal response. This functional relationship determines the classification of verbal episodes in functional classes denominated verbal operant. Some authors have pointed out methodological difficulties for the use of Skinner's concepts in empirical studies of verbal behavior. Methodological proposals were presented in an attempt to deal with this subject. Some researches have used vocal record as data so much to discuss verbal behavior itself as from verbal reports, to discuss other behavior. In Brazil, a research line is being developed, with the main objective of understanding the relationships involved in the clinical practice. The data for these works is the transcription of therapeutic sessions, which is the recorded verbal interaction between therapist and client. Souza Filho (2001) analyzed therapeutic sessions in order to discuss assertive behavior. As a part of her work, the author gathered and systematized some criteria (presented in the available literature) for the definition of recording categories, in order to analyze the transcription of a therapeutic session. Considering that Skinner's (1957/1992) definition of verbal operant is fundamental for the behavior analyst's clinical work, where the available behavior for observation is, by definition, verbal behavior, the purpose of this work was to compare~ two different classifying systems (Souza Filho's and Skinner's). To make this analysis, two transcriptions of therapeutic sessions were categorized by both classification systems and the possibilities of analysis provided by each one of them were compared. The results suggest a possible functional identification among the related categories, which leads to say that the criterion proposed by Souza Filho is the functional relation between controlling variable and response, the some occurring in the one proposed by Skinner. It is also possible to infer a topographic identification among the related categories in both systems
Palavras-chave: Pesquisas metodológicas
Operantes verbais
Categorias de registro
Terapia comportamental
Methodological research
Verbal operant
Recording categories
Behavior therapy
Terapia do comportamento
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTAL
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Psicologia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento
Citação: Kovac, Roberta. Uma comparação entre duas propostas metodológicas para a análise do registro de urna interação verbal em uma situação aplicada - o setting clínico. 102 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2001.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16660
Data do documento: 30-Mar-2001
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