REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/16512
Tipo: Tese
Título: Sabedorias do coordenador pedagógico: enredos do interpessoal e de (con)ciências na escola
Autor(es): Christov, Luiza Helena da Silva
Primeiro Orientador: Placco, Vera Maria Nigro de Souza
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo principal identificar e analisar os saberes necessários ao coordenador pedagógico em seu cotidiano nas escolas da rede estadual em São Paulo. Foram ouvidos trinta e oito coordenadores, que atuam em diferente regiões do estado de São Paulo. Organizados em cinco grupos e não simultaneamente, responderam à pergunta: quais os saberes necessários ao coordenador pedagógico em seu cotidiano nas escolas da rede estadual? Além das respostas dos trinta e oito coordenadores, esta pesquisa contou, também, com as informações obtidas a partir do acompanhamento de uma coordenadora pedagógica, que atua em uma escola da capital. Este acompanhamento teve a duração de uma ano letivo. Os saberes apontados pelos coordenadores e observados na prática de uma coordenadora foram analisados quanto à sua aproximação a diferentes campos do saber, quanto a algumas representações sociais a eles associadas, quanto aos contextos nos quais se engendram como necessários e quanto aos espaços em que podem ser aprendidos. Constatou-se a grande valorização dos saberes interpessoais para uma comunicação com os professores. Comunicação esta que deve aproximá-los dos saberes teóricos e pedagógicos interessantes ao ofício de ensinar. Assim, a Psicologia da Educação é campo fértil para esta análise. O conhecimento elaborado a partir desta investigação não pode ser generalizado para o conjunto dos coordenadores da rede estadual de São Paulo, mas oferece pistas para um diálogo com estes atores, que são fundamentais para o processo de educação continuada que se coloca na escola, cotidianamente
Abstract: The main aim of this research was to identify and analyse the necessary competencies of the pedagogical co-ordinator in his/her daily work in the schools of São Paulo's public net of education. Thirty-eight co-ordinator from several areas of the state of São Paulo, were interviewed. They were organised in five groups and, not simultaneously, answered the question: which are the competencies that a pedagogical coordinator must have in his/her daily work in the school? This research stood the information obtained from the attendance to a work of a pedagogical co-ordinator in a school of the city of São Paulo. The competencies pointed out by the co-ordinator and observed in the practice of a co-ordinator were analysed through its nearness to the different fields of knowledge, through some social representations associated to them, through the context where they appear as necessary and through the contexts they can be learned. Is was verified the great value attributed to the interpersonal competencies, in order to be able to have a good communication with the teachers. Therefore, the Psychology of Education is a fertile ground to this analysis. The knowledge which was elaborated from this research can't be generalized to the whole group of co-ordinators of the state of São Paulo, but it offers clues to a dialogue with those actors
Palavras-chave: Supervisao escolar
Coordenador pedagogico
Reformas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Psicologia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
Citação: Christov, Luiza Helena da Silva. Sabedorias do coordenador pedagógico: enredos do interpessoal e de (con)ciências na escola. 2001. 175 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2001.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16512
Data do documento: 30-Nov-2001
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Luiza Helena da Silva Christov.pdf
  Restricted Access
8,84 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.