Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/16473
Tipo: | Dissertação |
Título: | Olhares e dizeres revelando a identidade de professoras: refletindo sobre a formação docente |
Autor(es): | Souza, Vera Lucia Trevisan de |
Primeiro Orientador: | Antunes, Mitsuko Aparecida Makino |
Resumo: | As pesquisas que vêm sendo realizadas na área da educação apontam para a necessidade de uma educação escolar que esteja em consonância com as transformações sociais vigentes, o que implica o redimensionamento da função da escola e do papel do professor. Na década atual as atenções se voltam para a formação docente, especialmente para a investigação da prática do professor, visando desvelar aspectos que possibilitem transformações das práticas em sala de aula e dos cursos de formação inicial e contínua. Um dos fatores apontado como dificultador desta transformação é a dissociação entre teoria e prática presente na atuação do professor e nos cursos de formação, demandando estudos que visem encontrar formas de superação dessas dissociações. Nesse sentido as pesquisas sobre identidade de professores vêm se revelando como um caminho para a compreensão da atividade docente, pelo resgate da história do indivíduo e o desvelamento dos processos de transformação vividos no decorrer de sua história de vida - pessoal e profissional. Outro caminho que parece possibilitar a superação das dissociações e a metamorfose da identidade é a fruição de imagens - artes visuais, pelo caráter de espelho que a obra assume no momento da apreciação pelo espectador. A experiência estética no contato com os símbolos artísticos despertam ~s sentimentos da pessoa, assim como a possibilidade de identificaçãoí e compreensão da natureza desses sentimentos, na medida em que se empreende na fruição da imagem. A atribuição de sentidos e significados à imagem no ato de fruição revela para a pessoa aspectos seus, refletidos na e pela obra, possibilitando-lhe compreender esses aspectos e ressignificá-Ios, o que pode resultar no desenvolvimento de sua consciência, no processo de metamorfose de sua identidade |
Palavras-chave: | Identidade (Psicologia) Professores -- Formacao profissional Arte Atividade docente Imagem Pratica do professor Teoria e pratica |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Psicologia |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação |
Citação: | Souza, Vera Lucia Trevisan de. Olhares e dizeres revelando a identidade de professoras: refletindo sobre a formação docente. 1998. 168 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1998. |
Tipo de Acesso: | Acesso Restrito |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16473 |
Data do documento: | 30-Nov-1998 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Vera Lucia Trevisan de Souza.pdf Restricted Access | 12,69 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.