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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/16298
Tipo: | Tese |
Título: | Jogar para ensinar - Jogar para aprender: o jogo como recurso pedagógico na construção de conceitos escolares e desenvolvimento de habilidades cognitivas, no Ensino Fundamental I |
Autor(es): | Fittipaldi, Cláudia Bertoni |
Primeiro Orientador: | Davis, Claudia Leme Ferreira |
Resumo: | Esta pesquisa fundamentou-se nos pressupostos teóricos da psicologia sócio-histórica e investigou se o jogo pode constituir-se em recurso pedagógico capaz de promover a construção de conceitos escolares e o desenvolvimento de habilidades cognitivas em crianças do Ensino Fundamental I, em interação com parceiros mais experientes. Para tanto, quatro estudantes de dez anos, alunos da quarta série do Ensino Fundamental da rede pública jogaram dois jogos entre si e com a pesquisadora. Os dados do estudo indicaram que, ao jogar com o apoio de uma mediação que considera os conhecimentos e habilidades prévias dos sujeitos (Nível de Desenvolvimento Real), mesmo aqueles considerados como alunos fracos passaram a apresentar não só novos conceitos científicos como, também, uma nova estrutura conceitual. Nesse sentido, o estudo concluiu que o jogo é um recurso importante no processo de aprendizagem-desenvolvimento de alunos, na medida em que permite ao professor e aos alunos uma interação mais rica e profícua |
Abstract: | Based on the social-historical theory in Psychology, this study investigated if games can be an important pedagogical resource, when the aim is to promote the construction of school scientific concepts and the development of cognitive abilities of children attending Elementary School I, in interaction with more experienced partners. The subjects of the research were four 10-years-old boys, all of them on the 4th grade of basic schooling. They were involved in playing two games, both with each other and with the researcher. The results showed that when the students previous knowledge and abilities are considered, the children, even those considered as poor students, can elaborate new scientific concepts and a new and more abstract cognitive structure. The conclusion is that games must be incorporated in the teachers pedagogical practice, since they allowed rich interactions at the classroom level |
Palavras-chave: | Psicologia sócio-histórica Jogo Aprendizagem-desenvolvimento Socio-historical Psychology theory Games, Learning-development process Aprendizagem Jogos Jogos educativos Ensino fundamental |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Psicologia |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação |
Citação: | Fittipaldi, Cláudia Bertoni. Jogar para ensinar - Jogar para aprender: o jogo como recurso pedagógico na construção de conceitos escolares e desenvolvimento de habilidades cognitivas, no Ensino Fundamental I. 2007. 236 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16298 |
Data do documento: | 18-Mai-2007 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação |
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