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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/16264
Tipo: | Tese |
Título: | Psicogênese da leitura e da escrita na criança surda |
Autor(es): | Machado, Edna de Lourdes |
Primeiro Orientador: | Franco, Maria Laura Puglisi Barbosa |
Resumo: | A educação dos surdos tem sido objeto de profundas discussões e transformações nas últimas três décadas. Com a mudança de paradigma, do oralismo para uma educação bilíngüe, a aprendizagem da língua de sinais, da leitura e da escrita passam a ter um papel preponderante, antes atribuído apenas à linguagem oral, para a construção de uma nova identidade e autonomia da comunidade surda. Com a escrita adquirindo uma maior importância e a escassez de pesquisas sobre o assunto, o presente estudo tem como objetivo analisar, sob a perspectiva do construtivismo piagetiano, as formas de apropriação da leitura e da escrita de uma segunda língua pelo surdo. Os dados coletados demonstram que a criança surda trabalha sobre esse objeto do conhecimento construindo hipóteses semelhantes às identificadas na criança ouvinte, antes da fase de fonetização da escrita. Demonstram, ainda, que a ausência da consciência fonética não se constitui em impedimento para a apropriação da escrita, mas impõe concepções peculiares que devem ser levadas em conta no processo de ensino-aprendizagem da leitura e da escrita da criança surda |
Abstract: | The education of deaf people has been subject of profound debates and transformations through the last three decades. The learning of the sign language and of the reading and writing starts to represent a preponderant piece (left before to the oral language only) for the building of new identity and autonomy of deaf community. The reason for it is the change of paradigm, from the oralism to a bilingual education. The highly expressive position acquired by the writing and the lack of research over this subject make the present study have as its purpose the analysis, under the construtivism of Piaget perspective, of the way deaf people comprehend the reading and writing of a second language. The data collected show the deaf child works over this subject of knowledge building hypotheses close to the ones made by the hearer child before the stage of phonetizing the writing. They show yet that the absence of phonetical consciousness doesn t mean no hindrance to the comprehension of writing, however it does impose peculiar conceptions that must be taken into consideration in the teaching-learning proceedings of reading and writing of the deaf child. |
Palavras-chave: | desenvolvimento cognitivo língua escrita surdez |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Psicologia |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação |
Citação: | Machado, Edna de Lourdes. Psicogênese da leitura e da escrita na criança surda. 2000. 204 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2000. |
Tipo de Acesso: | Acesso Restrito |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16264 |
Data do documento: | 30-Mar-2000 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação |
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