REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Contábeis e Atuariais
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/1602
Tipo: Dissertação
Título: Qual a percepção do empresário sobre o Goodwill na venda do seu negócio?
Autor(es): Oliveira, Cristiane Sobral de
Primeiro Orientador: Galegale, Napoleao Verardi
Resumo: O presente estudo procurou conhecer o Goodwill e os assuntos a qual o envolve, através da metodologia, baseada em um estudo de caso comparativo múltiplo, que verifica a percepção do empresário sobre o Goodwill na venda do seu negócio. O estudo foi desenvolvido, entre os conceitos a qual abrange diversos autores e um questionário com perguntas e respostas objetivas (constituídas através de uma tabela estruturada nos conceitos do estudo), que envolvem duas empresas selecionadas por conveniência do pesquisador. Em seguida é realizado a analise dos dados obtidos e as considerações cabíveis. A abordagem da pesquisa é qualitativa, e exploratório-descritiva. Através dos conceitos propostos pelos autores relacionados ao tema, fator denominado Ativo e o que ele representa em uma empresa, que são os bens e direitos com capacidade de gerar fluxo de caixa a curto, médio e longo prazo, dividido em Tangível e Intangível, sendo assim o Goodwill é considerado o tema mais polêmico na contabilidade, pois conceitualmente é de difícil percepção e sua mensuração é um fator muito discutido, mas não há nas normas contábeis tanto nacionais quanto internacionais, qualquer duvida quanto à necessidade de seu registro (na aquisição de uma empresa), o chamado Goodwill Adquirido ou Comprado, quando ocorre à compra ocorre à venda, então haverá sua mensuração, pois o fato é uma negociação. Na negociação quem compra adquire quem vende se desfaz do negocio. Com relação à percepção dos empresários a qual foi realizada a pesquisa, o conhecimento é básico, pois o entendimento do assunto mencionado Goodwill vem da própria empresa
Abstract: This study aimed to know the Goodwill and the matters to which involves using the methodology, based on a multiple comparative case study, which checks the perception of the entrepreneur on Goodwill in the sale of your business. The study was conducted among the concepts which covers several authors and a questionnaire with questions and objective responses (made through a table structured in the study concepts), involving two companies selected for convenience of the researcher. Then it is performed the analysis of the data obtained and the necessary considerations. The research approach is qualitative, exploratory and descriptive. Through the concepts proposed by the authors related to the theme, called active factor and what it represents in a company, which are the assets and rights capable of generating cash flow in the short, medium and long term, divided into Tangible and intangible assets, and so Goodwill is considered the most contentious issue in accounting, because conceptually it is difficult to understand and its measurement is a much-discussed factor, but there is no accounting standards both domestic and international, any doubts about the need for their registration (in purchasing a business), called the Goodwill Purchased Purchased or when the purchase occurs is for sale, then there is its measurement because the fact is a negotiation. In trading who buys acquires who sells scraps of business. Regarding the perception of entrepreneurs which the survey was conducted, knowledge is basic for the understanding of that subject "Goodwill" comes from the company itself
Palavras-chave: Ativo intangível
Capital intelectual
Valor da empresa
Intangible assets
Goodwill
Intellectual capital
Company value
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Ciências Cont. Atuariais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Contábeis e Atuariais
Citação: Oliveira, Cristiane Sobral de. Qual a percepção do empresário sobre o Goodwill na venda do seu negócio?. 2015. 76 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Cont. Atuariais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1602
Data do documento: 30-Jun-2015
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Contábeis e Atuariais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cristiane Sobral de Oliveira.pdf817,22 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.