REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Psicologia: Psicologia Clínica
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/15487
Tipo: Dissertação
Título: Psicossomática e tecnologia: stress em jogadores de lan house
Autor(es): Freitas, Cláudia Guimarães Gonçalves
Primeiro Orientador: Vasconcellos, Esdras Guerreiro
Resumo: Esta dissertação buscou analisar o stress em jogadores a partir do uso prolongado dos jogos em rede nas Lan Houses. Dedicou-se a traçar uma revisão da literatura sobre o assunto, percebendo a escassez bibliográfica em relação ao objeto estudado, bem como das referências que dão suporte ao conceito de jogo patológico. Este conceito, em geral relacionado com a aposta em dinheiro entre os jogadores, para caracterizar a perda, foi aqui ampliado. O dano psicossomático transpõe os limites que o relacionam diretamente ao ato da aposta, para se deter mais especificamente no uso contínuo e imoderado do objeto de prazer -- uso este que pode levar o jogador da Lan House a sofrer, ele também, em certa medida, os efeitos de uma patologia, tais como perda da noção de tempo, das responsabilidades sociais, dos seus próprios limites fisiológicos e até financeiros. O objetivo proposto foi avaliar se o uso excessivo dos jogos em Lan Houses pode levar a esses danos. Para tanto, esta pesquisa adotou o método quantitativo, com entrevista aos freqüentadores de uma Lan House, bem como a aplicação de testes de stress ESST/VAS e CASIFS/VAS respectivamente, além da caracterização do espaço físico onde acontecem os jogos em rede. A análise dos resultados deste estudo resgatou que o jogo é antes de tudo, um método de socialização por excelência, constitutivo do desenvolvimento do humano e pode conter em seus desdobramentos aspectos patologizantes, resultantes de sua interação com o homem e o meio no qual está inserido
Abstract: This dissertation intends to analyze the stress in players from the prolonged use of the network games in LAN HOUSES. It dedicated to trace a revision of the literature about this subject, noticing the bibliographical shortage in relation of the studied object, as well as the references that give support to the concept of Pathological Game. This concept, in general related with the bet among pathological players to define the loss, was enlarged here. The psychosomatic loss transposes the limits that relate it directly with the act of the bet, to detain more specifically in the obstinate and immoderate use of the pleasure object--use that can take Lan House player to suffer himself, in certain measure, the effects of one pathology, such as loss of the time of notion, of the social responsibilities, of their own physiological till financial limits. The objective proposed was to evaluate if the excessive use of the games in Lan Houses can take the player to such losses. For such evaluation, this research adopted the quantitative method by interviewing the visitors of a Lan House, as well as the application of stress tests ESST/VAS and CASIFS/VAS respectively, besides the characterization of the physical space where the network games happen. The evaluation of the results of this study ransomed that the game is before all, a method of socialization by excellence, constituted of the human development and can contain in its unfolded aspects that can promote pathologies resulted from its interaction with the human and the environment it is inserted in
Palavras-chave: Internet
Lan house
Pathological game
Lan house
Stress (Psicologia)
Medicina psicossomatica
Jogos por computador -- Aspectos psicologicos
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::TRATAMENTO E PREVENCAO PSICOLOGICA::DISTURBIOS PSICOSSOMATICOS
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Psicologia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Clínica
Citação: Freitas, Cláudia Guimarães Gonçalves. Psicossomática e tecnologia: stress em jogadores de lan house. 2006. 111 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/15487
Data do documento: 24-Mai-2006
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Psicologia: Psicologia Clínica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese Claudia Guimaraes Goncalves Freitas Stress em Jogadores de Lan House Maio2006.pdf441,01 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.