REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Psicologia: Psicologia Clínica
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/15437
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNeuman, Marcella Barbosa-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8156526E0por
dc.contributor.advisor1Ramos, Denise Gimenez-
dc.date.accessioned2016-04-28T20:39:09Z-
dc.date.available2015-09-28-
dc.date.issued2015-09-11-
dc.identifier.citationNeuman, Marcella Barbosa. Yoga and attention: the effects of yoga practice in pre-school children with significant attention problems. 2015. 167 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/15437-
dc.description.resumoÉ esperado que na idade pré-escolar a atenção esteja ainda em formação. Entretanto, as queixas de problemas atencionais nessa faixa etária têm justificado novos estudos sobre recursos terapêuticos eficientes para minimizar os prejuízos desses traços, especialmente no ambiente escolar. Poucos estudos foram encontrados sobre essa questão, apesar do recente aumento de indicações na literatura. Este estudo teve como objetivo observar os efeitos da prática da yoga nos traços de dificuldades atencionais e comportamentos externalizantes apresentados no ambiente escolar em crianças entre 4 anos e 6 anos e 11 meses. Esta pesquisa clínica e randomizada trata do desenvolvimento, aplicação e avaliação de uma intervenção de prática de yoga de 11 semanas em duas escolas públicas na cidade de São Paulo. No total, 24 crianças foram triadas e distribuídas aleatoriamente entre grupo controle e grupo experimental. O método de avaliação usado foi a escala C-TRF. Os resultados demonstraram melhoras significativas nos problemas de atenção, comportamentos externalizantes e melhora no tempo de permanência na atividade. O estudo ainda discute fatores que contribuíram com os resultados da prática e com o desenvolvimento atencional na idade pré-escolarpor
dc.description.abstractIt´s expected that at pre-school age the attention is still in training. Nevertheless, the complaints about attention behavior in this age group have been justifying new studies on interventions which may minimize the damages from such patterns, mainly in the educational arena. Despite the growth in the literature suggesting new studies about pre-schoolers and attention this still being poorly documented. This study aimed to observe the effects of a psychosomatic practice as yoga can have in behavior attention and external problems shown in the educational arena in such age group. This randomized clinical trial deals with the development, implementation and evaluation of a yoga practice protocol of 11 weeks in two public schools in São Paulo City. 24 children were randomly screened and distributed between control group and experimental group. C-TRF scale was used as the evaluation method. The outcomes have shown significant improvements in attention problems, external behavior as well as in the time spent in the activity. The essay also discusses factors which contributed to the practical methods results and the development of attention in pre-school ageeng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/32303/Marcella%20Barbosa%20Neuman.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentPsicologiapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Clínicapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPsicologia do desenvolvimentopor
dc.subjectCrianças pré-escolarespor
dc.subjectIntervençãopor
dc.subjectYogapor
dc.subjectComportamentos externalizantespor
dc.subjectAtençãopor
dc.subjectHiperatividadepor
dc.subjectC-TRFpor
dc.subjectRegulação afetivapor
dc.subjectDevelopmental Psychologyeng
dc.subjectPre-school childreneng
dc.subjectInterventioneng
dc.subjectYoga external behaviorseng
dc.subjectAttentioneng
dc.subjectHyperactivityeng
dc.subjectEmotional adjustmenteng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.titleYoga e atenção: os efeitos da prática de yoga em crianças pré-escolares com traços importantes de problemas atencionaispor
dc.title.alternativeYoga and attention: the effects of yoga practice in pre-school children with significant attention problemseng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Psicologia: Psicologia Clínica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marcella Barbosa Neuman.pdf3,71 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.