REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Psicologia: Psicologia Clínica
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dc.creatorParente, Sonia Maria Berbare Albuquerque-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4745292J9por
dc.contributor.advisor1Safra, Gilberto-
dc.date.accessioned2016-04-28T20:39:06Z-
dc.date.available2015-11-13-
dc.date.issued1996-11-30-
dc.identifier.citationParente, Sonia Maria Berbare Albuquerque. Inibição intelectual: o paradoxo no sintoma expressando paralisia e busca da criatividade - uma visão Winnicottiana. 1996. 111 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1996.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/15423-
dc.description.resumoEste trabalho estabelece um dialogo entre o atendimento clínico de crianças com quadro de inibição intelectual e o referencial de Winnicott. E apresentada a visão de Winnicott sobre o desenvolvimento emocional e o papel da criatividade na constituição da subjetividade e da realidade. Através da apresentação de dois casos clínicos, discute-se a importância de uma relação analista-paciente que permita ao paciente usufruir de experiências psíquicas necessárias tanto a continuidade de seu desenvolvimento psíquico, como a recuperação do seu processo de criatividade e aprendizagem. Paralelamente a esses atendimentos clínicos e discutida a forma de realizar a intervenção familiar em cada um dos casos. Este trabalho estabelece um dialogo entre o atendimento clínico de crianças com quadro de inibição intelectual e o referencial de Winnicott. E apresentada a visão de Winnicott sobre o desenvolvimento emocional e o papel da criatividade na constituição da subjetividade e da realidade. Através da apresentação de dois casos clínicos, discute-se a importância de uma relação analista-paciente que permita ao paciente usufruir de experiências psíquicas necessárias tanto a continuidade de seu desenvolvimento psíquico, como a recuperação do seu processo de criatividade e aprendizagem. Paralelamente a esses atendimentos clínicos e discutida a forma de realizar a intervenção familiar em cada um dos casos. A experiência clínica tem mostrado que pacientes com inibição intelectual necessitam de um trabalho que possibilite a constituição e a integração de aspec­tos do seu verdadeiro selfpor
dc.description.abstractThis work deals with a dialog between the clinical appointment of children with an intelectual inhibition picture and Winnicott's approach. Winnicott's approach on emotional development is presented as well as the role of creativity in the constitution of subjectivity and reality. Through the presentation of two clinical cases, the importance of a rela­ tionship between patient-analyst is discussed, wich allows the patient to take advantage of psychological experiences necessary both to the continuity of his psychological development and the recovery of his creativity and learning proces­ Ses. Together with this clinical appointments, the way of making a family inter­ vention in each of the cases is discussed. The clinical experience has shown that patients with intelectual inhibition need to be worked out in order to reach formation and integration of the aspects of his true selfeng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/32182/Sonia%20Maria%20Berbare%20Albuquerque%20Parente.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentPsicologiapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Clínicapor
dc.rightsAcesso Restritopor
dc.subjectPsicanálise infantilpor
dc.subjectPsicoterapiapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA FISIOLOGICA::PSICOBIOLOGIApor
dc.titleInibição intelectual: o paradoxo no sintoma expressando paralisia e busca da criatividade - uma visão Winnicottianapor
dc.typeDissertaçãopor
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