Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/14722
Tipo: | Dissertação |
Título: | O jogo, a forma e a recepção em "Malagueta, perus e bacanaço" |
Autor(es): | Bernachi, Suzana Cazula |
Primeiro Orientador: | Oliveira, Maria Rosa Duarte de |
Resumo: | Esta pesquisa se preocupou em investigar o método construtivo de Malagueta, Perus e Bacanaço de João Antônio, uma das narrativas que compõe a obra e ganha o mesmo nome, publicada em 1963. A seleção por essa obra se deu a partir de uma questão que nos inquietou: a dúvida sobre qual gênero narrativo tínhamos diante de nós, não só porque excedia o conto ao se constituir por seis conjuntos narrativos, à semelhança de capítulos, mas também, porque se aproximava da novela por ter uma moldura comum às seis estâncias narrativas: três jogadores de sinuca em trânsito pelos bares da cidade de São Paulo. Além disso, não era possível desprezar o aspecto de crônica que emergia do relato, na medida em que estava em causa o cotidiano da cidade juntamente com a experiência real do próprio autor, a boêmia e os jogadores de sinuca. A hipótese norteadora da investigação foi a de que havia em Malagueta, Perus e Bacanaço uma metáfora como fundamento da construção: a analogia entre o jogo da sinuca, o jogo da vida e o jogo textual. A análise demonstrou que o narrador-jogador é o responsável pela instabilidade da tessitura textual por meio da ambigüidade do discurso indireto livre, causador da perda de limites entre o seu ponto de vista e o das personagens. Essa estratégia narrativa, aliada ao ritmo entrecortado das 6 cápsulas narrativas Lapa, Água Branca, Barra Funda, Cidade, Pinheiros, Lapa , numa sutil correspondência com as 6 aberturas laterais da mesa de sinuca, contribuiu para estabelecer a equivalência entre o jogo textual e a sinuca, na modalidade jogo da vida para, daí, apontar para outra analogia com a própria existência como luta pela sobrevivência, à luz da astúcia e da malandragem. As conclusões nos levaram a confirmar a hipótese, de modo a salvaguardar a razão construtiva e metalingüística desse texto de João Antônio, fator determinante para uma revisão no posicionamento crítico sobre a obra do autor com destaque para o seu valor artístico-literário, em detrimento de interpretações de denúncia dos marginalizados sociais, na trilha dos romances-reportagens da Geração70 |
Abstract: | This research aimed to investigate the constructive method of Malagueta, Perus e Bacanaço, by João Antônio, one of the narratives that compose the homonym work, which dates from 1963. The choice for this work was made from a question that stimulated us: the doubt about which narrative genre we had, once it exceeded the tale by constituting of six narrative groups like chapters, and, on the other hand, it approached the novel for having a common frame to the six narrative groups: three snooker players hanging out in the bars of São Paulo. Besides, it was not possible to despise the chronicle aspect, which emerged from the tale, as what were in evidence were not only the city daily life but also the author s real experience with the bohemia and the snooker players. The main hypothesis of the investigation was that there was, in Malagueta, Perus e Bacanaço, a metaphor as a fundament of the construction: the analogy between the snooker game, life s tricks and the text traps. The analysis demonstrated that the narrator-player was the responsible for the textual construction instability by means of the free indirect speech ambiguity, the cause of the limit loss between his point of view and the characters . This narrative strategy, allied to the disconnected rhythm of the six narrative cells Lapa, Água Branca, Barra Funda, Cidade, Pinheiros, Lapa -, in a subtle correspondence with the six lateral holes of the pool table, contributed to establish the equivalence between the text traps and the snooker, in the modality of the game of life , for, from here, point to another analogy with the existence as a fight for survival, to the light of astuteness and trickery. The conclusions made us to confirm the hypothesis, in a way to keep the constructive and metalinguistic reason of this text by João Antônio, and it was a determiner for a revision of the critical position about the author s work with prominence to its artistic-literary value, in spite of interpretations of denounce of the socially marginalized, on the track of the report-novels of the 70 s Generation |
Palavras-chave: | Geração 70 Hibridização Jogo metafórico Metalinguagem 70 s generation João Antônio Hybridisation Metaphorical game Metalanguage Antônio, João [1937- ] - Malagueta, perus e bacanaço - Crítica e interpretação |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Literatura |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária |
Citação: | Bernachi, Suzana Cazula. O jogo, a forma e a recepção em "Malagueta, perus e bacanaço". 2005. 113 f. Dissertação (Mestrado em Literatura) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005. |
Tipo de Acesso: | Acesso Restrito |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14722 |
Data do documento: | 21-Nov-2005 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Literatura e Crítica Literária |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao Suzana Cazula Bernachi.pdf Restricted Access | 383,24 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.