REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Língua Portuguesa
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Jefferson Lucena dos-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4263484U9por
dc.contributor.advisor1Bastos, Neusa Maria Oliveira Barbosa-
dc.date.accessioned2016-04-28T19:33:43Z-
dc.date.available2013-11-18-
dc.date.issued2013-10-22-
dc.identifier.citationSantos, Jefferson Lucena dos. Labirintos da linguagem: um estudo das propagandas alusivas ao sexo feminino numa perspectiva historiográfica. 2013. 188 f. Tese (Doutorado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/14276-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como foco as propagandas brasileiras alusivas ao sexo feminino numa perspectiva historiográfica. Para isso, centramo-nos em postulados da Historiografia Linguística que se apresenta, conforme Konrad Koerner, como uma maneira de reescritura dos fatos da história do conhecimento sobre a língua. Pelo fato de nossa pesquisa seguir uma linha historiográfica, adotamos os princípios koernerianos: contextualização, imanência e adequação. O objeto de preocupação desta pesquisa é a propaganda, ou melhor, o anúncio alusivo ao sexo feminino. Decidimos selecionar apenas os anúncios que fazem referência à mulher na mídia, tendo como um dos objetivos a ampliação e compreensão do imaginário cultural e histórico feminino numa perspectiva historiográfica. Além disso, expomos que o corpus denominado não-metalinguístico - anúncios - é constituído das linguagens verbal e não-verbal. Sendo assim, para o estudo da primeira linguagem, verbal, seguimos os princípios da HL. Para o estudo da segunda, não-verbal, observamos as seguintes categorias: público-alvo, cores e disposição das imagens, buscando sempre a relação entre as duas linguagens. Ao estudarmos a língua, independentemente de um documento verbal atrelado ao visual, a partir de uma perspectiva historiográfica, é necessário levar em conta as modificações no tempo, resultantes de fatores internos e externos. Esses fatores, lentos e descontínuos, acabam sendo gerados por influências históricas e socioculturais, sendo assim responsáveis pelas mudanças linguísticas. Portanto, a partir dessa concepção de que fatores extralinguísticos são responsáveis pelo progresso da língua é mister atermo-nos à organização linguística sobretudo à ortografia, ao léxico e à sintaxe presentes nos anúncios, a fim de observarmos de que maneira a linguagem das propagandas dialoga com o conhecimento linguístico da épocapor
dc.description.abstractThis research focuses on the Brazilian advertisements alluding to female historiographical perspective. For this, we focus on postulates Historiography Language that is presented by Konrad Koerner, as a way of rewriting the facts of history knowledge about the language. As our research follows a line of historiography, it is extremely important we adopt the koernerianos principles: contextualization, immanence and adequacy. The main concern about this research is the advertisements portraying the female. We decided to select only those advertisements that refer to the women in the media, having as one of the objectives the expansion of the imagination and understanding cultural and historical female historiographical perspective. Furthermore, we chose that the corpus called non-metalinguistic advertisements consists of verbal language and nonverbal. Thus, for the study of first language, verbal, follow the principles of HL. For the second study, nonverbal, observe the following categories: audience, colors and layout of images, always looking for the relationship between the two languages. In studying the language, regardless of a document linked to visual verbal, from a historiographical perspective, it is necessary to take into account the changes in time, resulting from internal and external factors. These factors, slow and discontinuous, end up being generated by sociocultural and historical influences, this way being responsible for the linguistic changes. Therefore, from this conception that extralinguistic factors are responsible for the progress of the language it is necessary to stick us the linguistic organization particularly to spelling, vocabulary and syntax present in ads in order to observe how the language of advertisements dialogues with linguistic knowledge of the timeeng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/29643/Jefferson%20Lucena%20dos%20Santos.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentLíngua Portuguesapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMulheres na propagandapor
dc.subjectMulheres na midiapor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApor
dc.titleLabirintos da linguagem: um estudo das propagandas alusivas ao sexo feminino numa perspectiva historiográficapor
dc.typeTesepor
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