REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis e Atuariais
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Tipo: Dissertação
Título: Análise do Economic Value Added (EVA®) no setor eletroeletrônico: utilização da metodologia com base na criação de valor - o caso do Grupo UNICOBA
Autor(es): Regis, Fred
Primeiro Orientador: Santos, Roberto Fernandes dos
Resumo: Na competitividade do mundo atual, sobreviver e ser indispensável têm sido o grande desafio dos últimos 20 anos. Neste contexto, as organizações recorrem a diferentes estratégias para avaliarem seu desempenho. Entretanto, nem sempre esses recursos proporcionam o resultado desejado, porque as técnicas tradicionalmente utilizadas estão ultrapassadas. Desse modo, as opções do EVA® e MVA® foram criadas para preencher essa lacuna. Este trabalho aborda o processo de introdução da metodologia EVA® em uma indústria brasileira do segmento de eletroeletrônicos. Trata-se de uma sociedade limitada, que passa pela transição de gestão familiar para gestão profissional, atuando há 37 anos no mercado. O objetivo deste estudo é testar a aplicabilidade do EVA® como instrumento de avaliação de desempenho empresarial. A obra busca verificar se essa alternativa é capaz de gerar informações relevantes, para determinar o desempenho da empresa na criação de valor ao proprietário. A metodologia de pesquisa aplicará uma abordagem exploratória, fazendo um estudo de caso. Tomará como base informações primárias e secundárias, além de revisão bibliográfica e análise de material contábil. Os resultados confirmaram que o indicador de desempenho econômico EVA® pode beneficiar companhias de qualquer segmento, no que se refere ao foco de criação de valor. Mesmo baseada em dados passados (como os demais indicadores tradicionais), essa ferramenta superou as expectativas da empresa e dos proprietários. A resposta positiva contou com um importante diferencial no modelo de gestão pesquisado: o cálculo considerou o custo do capital próprio
Abstract: In a world as competitive, it is essential to survive and have been the great challenge of the last 20 years. In this context, organizations use different strategies to assess their performance. However, these features do not always provide the desired result, because the techniques traditionally used are outdated. Thus, the options of EVA ® and MVA ® were created to fill this gap. This paper discusses the process of introduction of EVA ® methodology in a Brazilian industry of consumer electronics. This is a limited partnership, which involves the transition from family management to professional management, serving 37 years on the market. The aim of this study is to test the applicability of EVA ® as a tool for evaluating business performance. The work aims to verify whether that alternative is capable of generating relevant information to determine a company's performance in creating value to the owner. The methodology applies an exploratory approach, making a case study. Will draw on primary and secondary information, and review and analysis of material accounting. The results confirmed that the indicator of economic performance EVA ® can benefit companies of any segment, with regard to the focus of value creation. Even based on historical figures (like other traditional indicators), this tool has exceeded the expectations of the company and owners. The positive response had a large gap in the management model studied: the calculation considered the cost of equity
Palavras-chave: Estratégia
Finanças
EVA®/MVA®
Avaliação
Desempenho
Management
Strategy
Finance
Evaluation
Performance
Valor economico adicionado
Administracao financeira
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Ciências Cont. Atuariais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Contábeis e Atuariais
Citação: Regis, Fred. Análise do Economic Value Added (EVA®) no setor eletroeletrônico: utilização da metodologia com base na criação de valor - o caso do Grupo UNICOBA. 2010. 160 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Cont. Atuariais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1424
Data do documento: 14-Out-2010
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