REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
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Tipo: Tese
Título: A identidade de ingressantes no ensino superior por duas modalidades diferentes de processo seletivo: as perspectivas de professores e alunos
Autor(es): Felice, Maria Inês Vasconcelos
Primeiro Orientador: Celani, Maria Antonieta Alba
Resumo: Este trabalho tem por objetivo investigar características das identidades de ingressantes no Ensino Superior (ES) por meio de duas modalidades diferentes de processo seletivo: o Vestibular tradicional (VT) e o processo seletivo seriado (PAIES), forma gradual e sistemática de avaliação, aplicada pela Universidade no fim de cada série do Ensino Médio (EM), com conteúdo limitado à série avaliada. A pesquisa busca contribuir para verificar diferenças e semelhanças entre os dois grupos de alunos, sendo original por dar voz também aos alunos e ser multidisciplinar. Investiga o processo de construção de suas identidades como alunos, mediante levantamento das representações de professores e dos próprios ingressantes. Teoricamente, o trabalho fundamenta-se no interacionismo sóciodiscursivo (Bronckart [1997]1999), filiado e orientado pelos princípios epistemológicos do interacionismo social de Vygosty e nas teorias enunciativas de Bakhtin e do agir comunicativo de Habermas. Os dados foram coletados ao longo de três anos em uma instituição federal de ES. A aferição do desempenho dos alunos limitou-se às médias obtidas por eles nas avaliações formais durante o período investigado, visto que são elas que o sistema educacional utiliza para avaliar o desempenho dos alunos. Participaram da pesquisa cinqüenta e oito alunos e onze professores, de seis cursos das diferentes áreas do conhecimento. Na primeira fase, os professores preencheram fichas de avaliação qualitativa descritiva sobre os alunos e responderam a entrevistas; os estudantes responderam a questionários de auto-avaliação. Na segunda fase, foram selecionados doze participantes focais entre os ingressantes e mais seis professores para as entrevistas. Os resultados advindos dos variados instrumentos indicaram que as representações negativas dos professores sobre os alunos não se limitam ao grupo de ingressantes pelo PAIES, e se estendem de modo geral, atribuindo-se a todos os alunos uma identidade coletiva negativa, que não se sustenta quando o professor avalia as características individuais do aluno observado. Já as representações dos estudantes não revelaram nenhuma discriminação em relação aos alunos PAIES. Também não foi percebida diferença de desempenho entre os ingressantes via PAIES e os ingressantes via VT. O conjunto dos resultados, qualitativos e quantitativos, não demonstra, portanto, características distintivas marcantes entre os dois grupos investigados
Abstract: The aim of this research is to investigate characteristics of identity in two groups of incoming university students. The first group entered via the traditional entrance examination: Vestibular. The second group entered through examinations taken in first, second and third year of High School. Examinations of this second group were limited to subject matter completed at the end of each year. The research sought to identify similarities and differences between the two groups of students in terms of behavior, attitudes as well as their performance in the university context. In addition, the research attempted to investigate the process of constitution of the students identities through their interaction with faculty members. The theoretical background for the study was derived from socio- discursive interactionism proposed by (Bronekart,1997), Vygotsky's (1930) theory of development, Bakhtin's (1953) utteranee theory and Habermas (1987) perspective of communicative action. Data were eolleeted over a three year period at a Federal University and were based on the average grades of the students regularly scheduled examinations during this three year period'. These grades were considered relevant in that the university system evaluates students by means of examinations and grade point averages are caleulated from. the grades obtained. A total of fifty eight students and nine faculty members participated in the researeh. They were from different subjeet areas. Faeulty members filled out descriptive evaluation forms about their students; students responded to self-evaluative questionnaires. Interviews were eondueted with students and faculty members. Results from ali these instruments indicated that the faeulty members representations about the students were not limited to the students who entered the university via non-traditional examinations. Both groups were evaluated negatively by faculty members when they refer to the students collectively. This negative identity however did not sustain when faculty members evaluated the students individually. The data analysis and interpretation suggest also that students themselves did not distinguish the two groups. Overall qualitative and quantitative results did not reveal any charceteristic differences between the two groups of incoming university students
Palavras-chave: Testes e medidas educacionais
Universidades e faculdades -- Vestibular
Sistemas de ingresso
Avaliacao objetiva
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Lingüística
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Citação: Felice, Maria Inês Vasconcelos. A identidade de ingressantes no ensino superior por duas modalidades diferentes de processo seletivo: as perspectivas de professores e alunos. 2005. 249 f. Tese (Doutorado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14045
Data do documento: 30-Nov-2005
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