REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/13999
Tipo: Dissertação
Título: A mediação na formação de uma comunidade de ensino, aprendizagem e trabalho
Autor(es): Antunes, Ana Silvia Martins Montrezol
Primeiro Orientador: Collins, Heloisa
Resumo: A fim de compreender como uma Comunidade Virtual de Ensino e Aprendizagem evolui para uma Comunidade Virtual de Ensino, Aprendizagem e Trabalho, o presente estudo buscou realizar uma análise, a partir de referenciais teóricos relativos às questões de aprendizagem e tecnologia, abordados por Garrison e Anderson (2001, 2003 e 2005); de elementos que compõem a Metafunção Interpessoal, desenvolvidos por Halliday (1991); e de elementos de Avaliatividade abordados por Eggins (1997) e White (2000) a partir de Martin (1994). Foram também utilizadas, para essa análise, as Funções da Mediação desenvolvidas por Gervai (2007) e pressupostos e conceitos andragógicos, estabelecidos por Chotguis (2007) e Tavares-Silva (2006), respectivamente. O corpus para a realização da pesquisa foram as mensagens postadas no fórum informal Café e no fórum Módulo 1 e 2 1ª fase e fórum Módulo 1 2ª. fase, que compõem o Curso Capacitação para Gestão e Aprimoramento do Programa Bolsa Família no Estado de São Paulo. A análise contemplou três fases distintas, observadas na Comunidade Virtual: 1ª fase O primeiro contato do aluno/participante na comunidade; 2ª fase .A Comunidade após sua reformulação; e 3ª fase A comunidade próxima de seu término. O objetivo dessas fases era esclarecer como a mediação é realizada no início dos trabalhos da comunidade, como o mediador contribui para a formação e o fortalecimento de uma Comunidade Virtual de Aprendizagem, Ensino e Trabalho e como os alunos/participantes interagem entre si. O objetivo maior, ao analisar as temáticas correspondentes a cada fase, foi compreender como uma Comunidade Virtual de Aprendizagem e Ensino evolui para uma Comunidade de Aprendizagem, Ensino e Trabalho. As mediações foram analisadas em cada uma dessas fases, assim como as ações dos alunos/participantes que passaram também a realizar mediações no ambiente virtual de aprendizagem
Abstract: In order to understand how a Virtual Community of Teaching and Learning develops into a Virtual Community of teaching, learning and work, this study was to undertake an analysis, from theoretical benchmarks on the issues of learning and technology, discussed by Garrison and Anderson (2001, 2003 and 2005); of elements that make up the Interpersonal Metafunction, developed by Halliday (1991), and of elements of Appraisal addressed by Eggins (1997) and White (2000) from Martin (1994). They were also used for this analysis, the functions of mediation conducted by Gervai (2007) and assumptions and andragocics concepts, established by Chotguis (2007) and Tavares-Silva (2006), respectively. The corpus for conducting the search were the messages posted to the informal forum Coffee and the forum Module 1 and 2 to 1 and Stage forum Module 1 to 2 nd. phase, which make up the Training Course for Management and Improvement Programa Bolsa Família in the State of Sao Paulo. The analysis included three distinct phases, observed in Virtual Community: Stage 1 - The first contact the student / participant in the community; Stage 2 -. The Community after its reformulation, and Stage 3 - The community near its end. The goal of these stages was explain how the mediation takes place at the beginning of the work of the community, as the mediator contributes to the formation and strengthening of a Virtual Community of Learning, Education and Labor and as the students / participants interact with each other. The aim higher, to examine the issues related to each stage, it was understood as a Virtual Community of Learning and Teaching develops into a Commonwealth of Learning, Education and Labor. The mediations were examined in each of these stages, as well as the actions of the students / participants now also carrying out mediation in the virtual environment for learning
Palavras-chave: Comunidade Virtual de Ensino, Aprendizagem e Trabalho
Virtual Community of Teaching, Learning and Work
Aprendizagem
Ensino
Tecnologia educacional
Mediacao
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Lingüística
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Citação: Antunes, Ana Silvia Martins Montrezol. A mediação na formação de uma comunidade de ensino, aprendizagem e trabalho. 2008. 165 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13999
Data do documento: 20-Ago-2008
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ana Silvia Martins Montrezol Antunes.pdf2,66 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.