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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/13831
Tipo: | Dissertação |
Título: | A compreensão oral em inglês por meio de filmes em DVD: a percepção de alunos sobre uma unidade didática |
Autor(es): | Tonetti, Antonieta Cristina Simonato |
Primeiro Orientador: | Ramos, Rosinda de Castro Guerra |
Resumo: | Esta pesquisa tem por objetivo investigar as percepções dos alunos sobre uma unidade didática com filmes em DVD e verificar como essa unidade pode contribuir para o desenvolvimento do processo de compreensão oral e aprendizagem de um grupo de alunos de uma escola pública. A unidade didática foi elaborada de acordo com os pressupostos teóricos de ensino-aprendizagem e de linguagem apregoados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Estrangeira (Brasil, 1998). Os alicerces que fundamentam este estudo são os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Estrangeira (Brasil,1998), a abordagem sociointeracionista de ensino aprendizagem proposta por Vygotsky (1934/1998). Também foram relevantes para este trabalho conceitos sobre o processo de compreensão oral defendidos por Ellis (2003), Rost (2002), Vandergrift (1999), Richards (1999) Anderson e Lynch (1988), além dos conceitos sobre a utilização de obras cinematográficas no ensinoaprendizagem de língua estrangeira defendidos por Luo (2004), King (2002), Katchen (2001) Cunning (2001), Stempleski & Tomalin (2001), Thanajaro (2000) e Chung (1999). A pesquisa foi realizada na sala de aula da professora-pesquisadora com 15 alunos focais da 2ª série do Ensino Médio da rede pública estadual situada na cidade de Santos-SP. A coleta de dados foi feita no segundo semestre de 2005, por meio de questionários, diários reflexivos da professora pesquisadora e uma entrevista. Os resultados mostraram que a unidade com filmes em DVD pode auxiliar no desenvolvimento da compreensão oral de um grupo de alunos e trazer ganhos para a aprendizagem |
Abstract: | This research aims at investigating how a language learning material using DVD films can contribute to the development of the listening comprehension and the learning process of a public school group of students. The material was designed according to the teaching-learning and language approaches suggested by Parâmetros Curriculares Nacionais Língua Estrangeira (Brasil, 1998). The theoretical bases for this study are the Parâmetros Curriculares Nacionais Língua Estrangeira (Brasil, 1998), the sociointeractionist view suggested by Vygotsky (1934/1998). Theories of the listening comprehension process defended by Ellis (2003), Rost (2002), Vandergrift (1999), Richards (1999), Anderson e Lynch (1988) and the use of films for the development of the listening comprehension process by Luo (2004), King (2002), Katchen (2001) Cunning (2001), Stempleski & Tomalin, (2001), Thanajaro (2000) and Chung (1999) were relevant to this research. This study was conducted in the teacher-researcher s classroom with 15 students of the 2nd High School grade of a public school in Santos. The data were collected in the second semester of 2005 by perceptive questionnaires, an interview and teacher s reflective diaries. The results showed that the language learning material with DVD films can contribute to the learning and the development of listening comprehension process of public school group of students |
Palavras-chave: | Aprendizagem Compreensão oral Listening comprehension Learning Lingua inglesa -- Estudo e ensino -- Recursos audiovisuais |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Lingüística |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem |
Citação: | Tonetti, Antonieta Cristina Simonato. A compreensão oral em inglês por meio de filmes em DVD: a percepção de alunos sobre uma unidade didática. 2007. 170 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13831 |
Data do documento: | 15-Fev-2007 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem |
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