REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/13655
Tipo: Tese
Título: Os quadrinhos no livro didático de Língua Portuguesa do ensino fundamental
Autor(es): Santos, Fábio Cardoso dos
Primeiro Orientador: Ramos, Rosinda de Castro Guerra
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo investigar o encaminhamento metodológico das atividades didáticas com o uso dos quadrinhos na coleção Português: Linguagens para o Ensino Fundamental, a fim de analisar as práticas de leitura nelas propostas. Dessa forma, partimos do pressuposto de que as atividades com o uso dos quadrinhos merecem mais atenção e precisam ser melhor trabalhadas na sala de aula. Pautamo-nos, para isso, no aporte teórico-metodológico dos estudos sobre gêneros na perspectiva de R. Ramos (2004) e sobre os quadrinhos nas concepções de Cagnin (1975), Acevedo (1990), Andraus (1999), McCloud ( 2005), Ramos (2007, 2009), Vergueiro (2010). A pesquisa buscou descrever quais os gêneros dos quadrinhos constituem a coleção PL composta por quatro volumes para o Ensino Fundamental, recomendada e aprovada pelo MEC, selecionada e indicada no Guia do PNLD/2011 numa perspectiva quantitativa, na qual foi investigada a incidência de quadrinhos por foco de ensino para, em seguida, analisar, qualitativamente, os dados coletados. Ficou evidente que os quadrinhos que constituem a coleção PL são trabalhados de maneira ainda superficial, ou seja, não há um aprofundamento do gênero em questão e tampouco uma real contextualização dele para que o aluno possa perceber e vir a aprender de fato a olhá-los, sob uma perspectiva mais ampla. A linguagem visual é totalmente desconsiderada nas atividades que se voltam para a linguagem verbal, cujo enfoque está no ensino da gramática, ou seja, o texto é apenas usado como pretexto. Os autores deixam de explorar os quadrinhos em sua totalidade, com seus constituintes e suas possibilidades de leitura, aspectos importantes para a prática de letramento na sala de aula
Abstract: This research aims to investigate the routing of a methodological educational activities with the use of comics in collection Portuguese: Languages for Elementary Education, to examine the practices of reading them proposals. Thus, we assume that the activities with the use of comics deserve more attention and need to be worked better in the classroom. We are referring to this, the theoretical and methodological contributions of studies on genres perspective in R. Ramos (2004 ) and on the comic conceptions of Cagnin (1975 ), Acevedo (1990 ), Andraus (1999 ), McCloud (2005 ), Ramos ( 2007, 2009 ), Vergueiro (2010 ). The research sought to describe what genre of comics are the PL collection - consisting of four volumes for Elementary School, recommended and approved by the MEC, selected and indicated on the PNLD/2011 Guide - a quantitative perspective, in which we investigated the incidence of comics by teaching focus to then analyze qualitatively the data collected. It was evident that the comics that make up the collection are worked PL even superficially, are, there is a deepening of the genre in question nor a real context and goals for the student to understand and come to learn actually looking at them, from a broader perspective. The visual language is totally disregarded in activities that turn to verbal language, whose focus is on teaching grammar, are, the text is just used as an excuse. The authors fail to explore the comic in its entirety, with its constituents and their possibilities of reading, important for literacy practice in the classroom aspects
Palavras-chave: Livro didático
Gêneros textuais
Quadrinhos
Coleção Português:Linguagens
Textbook
Textual genres
Comics
Portuguese Collection:Languages
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Lingüística
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Citação: Santos, Fábio Cardoso dos. Os quadrinhos no livro didático de Língua Portuguesa do ensino fundamental. 2014. 226 f. Tese (Doutorado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13655
Data do documento: 13-Fev-2014
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Fabio Cardoso dos Santos.pdf
  Restricted Access
10,73 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.