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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/13565
Tipo: | Dissertação |
Título: | Uso de corpora para o ensino de língua inglesa para profissionais de publicidade |
Autor(es): | Acunzo, Cristina Mayer |
Primeiro Orientador: | Sardinha, Antonio Paulo Berber |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo principal a extração dos padrões lexicogramaticais de um corpus composto por textos da área de Publicidade para a preparação de atividades de ensino de Inglês como Língua Estrangeira com corpora para estudantes do idioma que atuam nessa área. Para tanto, encontramos suporte teórico principal na Linguística de Corpus, uma área que proporciona a pesquisa, o estudo e a exploração da língua em uso (BERBER SARDINHA, 2004; 2009; 2011); em especial, na sua vertente que trata da interface corpus e ensino de Língua Estrangeira. Assim, servem de embasamento teórico para a pesquisa as abordagens desenvolvidas por Sinclair (1991; 2004a; 2004b), Johns (1991), Willis (1990), Berber Sardinha (2009; 2011) e Willis e Willis (2007), que dizem respeito à exploração de corpora no ensino por meio da identificação e da análise de padrões lexicogramaticais da língua e ao ensino por meio da abordagem lexical. Os resultados da análise do corpus sugerem que existe uma grande variedade de padrões de linguagem relativos a Publicidade a serem estudados. Encontramos diversos padrões e colocados que, se bem explorados por professores e alunos, podem auxiliar na comunicação dos profissionais dessa área. Propomos, assim três atividades de ensino de Língua Inglesa com esses padrões. A pesquisa pretendeu ter feito uma contribuição original para o desenvolvimento de atividades de ensino baseadas em corpora, bem como para estudantes que atuam na área de Publicidade, para a qual existe pouco material didático no mercado |
Abstract: | This study aimed at identifying the lexicogrammatical patterns of a corpus of texts about Advertising for the development of activities for the teaching of English as a foreign language with corpora to professionals who work in this area. In order to achieve this aim, the main theoretical framework for the research is provided by Corpus Linguistics, which is an area that supports the research and the study of the language in use (BERBER SARDINHA, 2004; 2009, 2011); this study is mainly concerned with the interface between corpus and the teaching of foreign languages. Therefore, it is also based on the approaches developed by Sinclair (1991; 2004a; 2004b), Johns (1991), Willis (1990), Berber Sardinha (2009; 2011) and Willis e Willis (2007), which refer to the exploration of corpora in language teaching through the identification and analysis of lexicogramatical patterns and the teaching based on a lexical approach. The results of the analysis of the corpus showed that there is a great variety of language patterns related to Advertising to be studied. We have found a range of patterns and collocates which, if adequately explored by both teachers and students, can help the professionals in this field communicate effectively. We proposed, then, three activities for the teaching of English with those patterns. The study presented here intended to have made an original contribution to the development of classroom activities based on corpora, as well as to professionals in Advertising, for whom there is few teaching materials available |
Palavras-chave: | Linguística de corpus Ensino de língua inglesa como língua estrangeira Corpus linguistics Teaching of English as a foreign language |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Lingüística |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem |
Citação: | Acunzo, Cristina Mayer. Uso de corpora para o ensino de língua inglesa para profissionais de publicidade. 2012. 151 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13565 |
Data do documento: | 24-Mai-2012 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem |
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