REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Administração
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/1336
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOshikiri, Matheus Iwao-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4235596T6por
dc.contributor.advisor1Joao, Belmiro do Nascimento-
dc.date.accessioned2016-04-25T16:45:15Z-
dc.date.available2009-07-03-
dc.date.issued2009-05-27-
dc.identifier.citationOshikiri, Matheus Iwao. Estratégias de internacionalização de empresas japonesas no Brasil: estudo multicaso. 2009. 136 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/1336-
dc.description.resumoEste trabalho investiga as estratégias de internacionalização de seis grandes empresas japonesas com participação destacada no cenário internacional e com presença estratégica em vários países. A evolução do processo de internacionalização será observada através do estudo multicaso nas subsidiárias brasileiras destas empresas. A internacionalização de empresas e o surgimento de novas organizações multinacionais não é um tema novo. Empresas americanas e européias buscaram a expansão internacional antes da Primeira Guerra Mundial, já o estudo de internacionalização de empresas japonesas iniciou-se a partir da década de sessenta e intensificou-se na década seguinte, quando grandes indústrias manufatureiras já haviam se instalado em diversos países, gerando discussões nos meios acadêmicos e empresariais. Importante salientar que nesse período o Japão ainda não era considerado como um país desenvolvido, fazendo parte do grupo de países capitalistas em desenvolvimento. Atualmente, possui uma posição inquestionavelmente relevante na economia mundial. Esta dissertação discute as estratégias para a internacionalização, as formas de entrada nos mercados internacionais, os motivadores de internacionalização e a característica da empresa global nestas empresas. Entre as principais contribuições destaca-se a sinalização de mudança no padrão comportamental das multinacionais japonesas, a contribuição dos descendentes japoneses para o sucesso da internacionalização, e a forma de pensamento dos executivos de origem nipônicapt_BR
dc.description.abstractThe present work investigates the internationalization strategy of six large Japanese corporations that have important participation in the world economy, being present in many countries. The evolution of internationalizations process is observed through a multiple case study of the Brazilian subsidiaries of these firms. Internationalization process of the firm and the birth of new multinational organizations are not a new field of research as European and American enterprises had already been internationalized before World War I. However the studies on Japanese enterprises has only began from 1960's and has intensified on the seventies, when most of Japanese large manufactures had already been establish in several countries, and then starting further discussion on the Academy and businesses. It IS important to remember that at the time of the internationalization Japan was not considered a developed country, being part of the selected group of capitalist developing countries, and nowadays Japan holds an undoubtedly position in the world economy. This dissertation discusses the internationalization strategies, the entry mode on international markets, the reasons of internationalization, and the characteristics of a global enterprise in theses companies. The contributions of this work are the slight change on the Japanese multinational standard behavior, the key role of Japanese descendants for Japanese multinationals success; and the mindset of Japanese oriented executivesen_US
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/2631/Matheus%20Iwao%20Oshikiri.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentFaculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariaispt_BR
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Administraçãopor
dc.rightsAcesso Restritopor
dc.subjectInternacionalizaçãopor
dc.subjectMultinacionais japonesaspor
dc.subjectInternationalizationeng
dc.subjectJapanese multinationalseng
dc.subjectEmpresas multinacionais -- Brasilpor
dc.subjectGlobalizacaopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.titleEstratégias de internacionalização de empresas japonesas no Brasil: estudo multicasopor
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Matheus Iwao Oshikiri.pdf
  Restricted Access
594,44 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.