REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em História
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dc.creatorVasconcelos, Regina Ilka Vieira-
dc.contributor.advisor1Cruz, Heloisa de Faria-
dc.date.accessioned2016-04-27T19:30:29Z-
dc.date.available2012-03-21-
dc.date.issued2004-11-30-
dc.identifier.citationVasconcelos, Regina Ilka Vieira. Narradores do sertão: história e cultura nas histórias de assombração de sertanejos cearenses. 2004. 311 f. Tese (Doutorado em História) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2004.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/12722-
dc.description.resumoEsta pesquisa, Narradores do sertão: história e cultura nas histórias de assombração de sertanejos cearenses, é um estudo de narrativas de sertanejos do interior do Ceará que habitam o norte do estado, região semi-árida, em torno de experiências vividas nas matas de caatinga. A trajetória da pesquisa percorre os caminhos da História Oral e do vidro, em entrevistas realizadas com homens e mulheres, agricultores, caçadores, donas de casa, todos moradores do sertão. O trabalho de análise das entrevistas procurar dialogar com os folcloristas, que registraram e divulgaram muitas histórias e costumes do homem sertanejo, confrontando diferentes maneiras de produção social da memória. A partir destas narrativas de sertanejos cearenses registradas pelo cruzamento dos caminhos da História Oral e do vidro, o objetivo da pesquisa é compreender o processo de construção dos sujeitos sertanejos como contadores de história, lidar com suas subjetividades, incorporar seus pontos de vista, e tentar entender os sentidos construídos por eles para as transformações vivenciadas nas matas de caatinga do sertão norte cearense. Referenciada em Alessandro Portelli e Luisa Passerini, tenho conduzido a interpretação no sentido de captar as peculiaridades de cada entrevistado nas narrativas, consideradas como modos de cultura. Mais do que a descrição do cotidiano, o esforço é para compreender, no campo da contação de histórias pelos sertanejos, uma certa gramática da imaginação onde procuro sinais de suas relações com o espaço do sertão e com os tempos passado e presente. l Assim, procuro assombrações nessas histórias, mas surpreendo-me ao entrar no que parece o avesso do mito: o fim dessas assombrações? O fim dos animais selvagens perseguidos pelos caçadores? Fim das matas de caatinga?... Fim da contação de histórias? Relacionar assombrações e paisagens no campo da memória é construir um modo de enxergar as novas configurações desses universos. Com isso, busco realizar uma reflexão sobre a dimensão política acadêmica com História Oral, problematizar seus limites e considerar possibilidades de articulação com outras práticas de escrita da história.por
dc.description.abstractThe present report examines narratives by sertanejos from North Ceará, semiarid, about their experiences in "caatinga" forest. The search was realized with oral history and video by interviews with men and women, rural workers, hunters, house wives, habitants from sertão. The analysis tried to dialogue with folklorists, who chronicled and made public many histories and customs by sertanejos, in order to confront different social memory production. Beginning interviews by sertanejos, on oral history and video, the purpose is to comprehend the sertanejo construction as subject narrator of histories, to deal with your subjectivities, to incorporate their point of view, and try to understand the sense composed by then about transformations lived on caatinga forests in north sertão on Ceará. Regar'ding to Alessandro Portelli and Luisa Passerini, I tried do catch the sertanejo~s peculiarities by their narratives, considered as way of culture. More than description of quotidian, the effort observed to comprehend a grammar of imagination on narratives, searching signs of relations with sertão and with present and past times. Than, I searched histories ~f apparitions, but I was taken by surprise with the myth's reverse: this is the end of apparitions? This is the end of wild beasts? This is the end of caatinga forests? To procure connections with apparitions and landscape on memory is to construct a way to discover new configurations in these universes. So, I search to consider carefully the politics and academics dimension with oral history, to consider its limits and the possibilities of articulation with others practices on history writing.eng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/24457/Regina%20Ilka%20Vieira%20Vasconcelos.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentHistóriapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Históriapor
dc.rightsAcesso Restritopor
dc.subjectHistórias de assombraçãopor
dc.subjectLendas -- Ceara, CEpor
dc.subjectContos folcloricos -- Ceara, CEpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.titleNarradores do sertão: história e cultura nas histórias de assombração de sertanejos cearensespor
dc.typeTesepor
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