REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Geografia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/12326
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLuna, Elisabete Tenorio-
dc.contributor.advisor1Souza, Marcia Maria Cabreira Monteiro de-
dc.date.accessioned2016-04-27T18:15:46Z-
dc.date.available2015-05-21-
dc.date.issued2015-03-26-
dc.identifier.citationLuna, Elisabete Tenorio. A contribuição da disciplina de Geografia para a formação dos discentes do Ensino Fundamental I do Município de Praia Grande. 2015. 141 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/12326-
dc.description.resumoAssim como outras pesquisas na área acadêmica, o texto em questão parte de uma inquietação pessoal que culminou num trabalho de investigação. Destarte, após anos de trabalho em escolas públicas estadual e municipal percebi que os alunos que estudam no Ensino Fundamental II não conheciam os conceitos relacionados à disciplina e tal falta de conhecimento foi à motivação para que eu pudesse empreender a investigação citada. Entretanto, para que se possa apontar a falha dessa aprendizagem, é necessário que se conheça o processo de ensino da disciplina de Geografia no Ensino Fundamental I, haja vista ser neste ciclo o início da alfabetização geográfica. Entendemos que a Geografia tem uma contribuição a oferecer nas séries iniciais: a de alfabetizar geograficamente, desenvolvendo no educando a capacidade de ler, compreender, analisar, observar e questionar o meio, uma vez que o aluno deve atuar de maneira cidadã na sociedade contemporânea. Todavia, por que quando eles iniciam o Ensino Fundamental II não conseguem dar seqüência ao conteúdo já ensinado? Partindo desse princípio, o objetivo da pesquisa foi analisar o conteúdo programático de Geografia no Ensino Fundamental I e qual a importância dessa disciplina no currículo escolar e, para tanto, tivemos como lócus as escolas do Município de Praia Grande, cidade de São Paulo. Nesse sentido, foi efetuado um recorte, com alunos dos quartos e quintos anos, objetivando uma pesquisa qualitativa, cujos instrumentos foram questionários preliminares, análise documental e categorização de dados emergentes. Autores como Straforini (2004), Vasconcellos (2000), Callai (1995) fundamentaram o capítulo inicial, o qual versou sobre a construção do planejamento da Geografia no Município de Praia Grande, bem como o contexto educacional da mesma na sala de aulapor
dc.description.abstractLike other research in the academic area, the text in question is part of a personal concern that culminated in a research paper. Thus, after years of working in public schools - state and local - I realized that the students studying in Secondary School did not know the concepts related to the discipline and such lack of knowledge was the motivation for me to undertake the research cited. However, you can point to the "failure" of such learning, it is necessary that you know the process of teaching the discipline of geography in elementary school, considering this cycle is the beginning of geographic literacy. We understand that geography has a contribution to make in the early grades: the geographically literate, developing in the student the ability to read, understand, analyze, observe, question the environment, since the student must act as citizens in contemporary society. However, because when they start elementary school II fail to act on the content already taught? Based on this principle, the objective of the research is to analyze the syllabus of geography in elementary school and the importance of this subject in the school curriculum and, therefore, has as a locus schools in the Municipality of Praia Grande, São Paulo To this end, a cut will be made with students in the fourth and fifth years, aiming at a qualitative research whose primary instruments are questionnaires, documentary analysis and categorization of emerging data. Authors like Straforini (2004), Vasconcellos (2000), Callai (1995) base the opening chapter which will focus on the construction planning of Geography in the Municipality of Praia Grande and the educational context of the same in the classroomeng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/25325/Elisabete%20Tenorio%20Luna.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Sociaispor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Geografiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGeografia escolarpor
dc.subjectEducação - Praia Grandepor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectCurrículopor
dc.subjectSchool geographyeng
dc.subjectLearningeng
dc.subjectCurriculumeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApor
dc.titleA contribuição da disciplina de Geografia para a formação dos discentes do Ensino Fundamental I do Município de Praia Grandepor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Elisabete Tenorio Luna.pdf11,6 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.