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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/11904
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Brasil, Hélen Kopper | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4234705U3 | por |
dc.contributor.advisor1 | Lewis, Doris Ruthy | - |
dc.date.accessioned | 2016-04-27T18:11:53Z | - |
dc.date.available | 2011-10-17 | - |
dc.date.issued | 2011-10-04 | - |
dc.identifier.citation | Brasil, Hélen Kopper. Hearing and language skills in a group of disabled children with hearing diagnosis early intervention. 2011. 134 f. Dissertação (Mestrado em Fonoaudiologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011. | por |
dc.identifier.uri | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11904 | - |
dc.description.resumo | O diagnóstico precoce e, consequentemente, a amplificação imediata, bem como a intervenção terapêutica e o envolvimento familiar são indicadores de sucesso no desenvolvimento da linguagem e das habilidades auditivas de crianças deficientes auditivas. Objetivo: Investigar o desenvolvimento das habilidades auditivas e de linguagem de um grupo de crianças deficientes auditivas congênitas. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa qualitativa e quantitativa, composta por 10 crianças deficientes auditivas, divididas em dois grupos: com diagnóstico precoce e casos com diagnóstico tardio. Todas frequentavam terapia fonoaudiológica, são usuárias de dispositivos de amplificação ou implante coclear e apresentavam ganho funcional e teste de percepção de fala dentro dos níveis sugeridos por Ling (1979) no espectro da Banana da fala (Banana da Fala). Materiais Utilizados: Escala Reynell, Escala de Envolvimento Familiar, Teste de Percepção de Fala (Sons de Ling), prontuário dos pacientes, Data Logging, Ganho Funcional e Audiometria Condicionada. Resultados:, A Idade Auditiva, o Envolvimento Familiar e o tempo de uso dos dispositivos eletrônicos durante o dia apresentaram correlação com o desenvolvimento de linguagem. Quando comparados os dois grupos, diagnóstico precoce e tardio, quanto aos resultados de linguagem e habilidades auditivas, não foi possível encontrar significância estatística entre eles. Conclusão: O tempo de uso diário de AASI e/ou IC, o envolvimento familiar e maior tempo de experiência auditiva (Idade Auditiva) são fatores determinantes no prognóstico da criança surda. Já a idade de início de intervenção não se mostrou estatisticamente significante entre os dois grupos; ou seja, o diagnóstico realizado antes de um ano de idade não interferiu nos resultados de habilidades auditivas e de linguagem dos voluntários nesta pesquisa, devendo ser pesquisado com maior casuística | por |
dc.description.abstract | The early diagnosis and, consequently, the immediate amplification, as well as the therapeutical intervention and the family involvement, are indicators of success for the language development and for the hearing skills of children with hearing loss. Objective: To investigate the development of hearing and language capabilities of a group ofl children with congenital hearing. Methodology: This is a quantitative and qualitative research. It includes ten children with hearing loss, divided in two groups: with early and late diagnosis. All children were submitted to speech and hearing therapy and use hering aind or cochlear implant. All participants have speech perception and hearing with the electronic devices in the levels, suggested by Ling (1979) Results: time of use of hearing devices, the family involvement and amount of hearing experience showed good correlation with language development. When both groups were compared to each other, according to age at diagnosis, the language development and hearing skills, showed no statistical significance. Conclusion: The amount of hours which the child uses the hearing devices the family involvement, and amount of hearing experience are aspects that can influence the prognosis of children with hearing loss. The age of intervention did not show statistical significance between the two groups; concerning to hearing and language skills o for the children in this research | eng |
dc.description.sponsorship | Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo | - |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/24706/Helen%20Kopper%20Brasil.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | por |
dc.publisher.department | Fonoaudiologia | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUC-SP | por |
dc.publisher.program | Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Diagnóstico precoce | por |
dc.subject | Linguagem | por |
dc.subject | Surdez | por |
dc.subject | Early diagnosis | eng |
dc.subject | Language | eng |
dc.subject | Deafness | eng |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA | por |
dc.title | Habilidades auditivas e de linguagem em um grupo de crianças deficientes auditivas com diagnóstico e intervenção precoce | por |
dc.title.alternative | Hearing and language skills in a group of disabled children with hearing diagnosis early intervention | eng |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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