REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Filosofia
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dc.creatorArêas, Joana Pinheiro Gomes-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4736485Y6por
dc.contributor.advisor1Gagnebin, Jeanne Marie-
dc.date.accessioned2016-04-27T17:27:30Z-
dc.date.available2010-01-05-
dc.date.issued2009-10-28-
dc.identifier.citationArêas, Joana Pinheiro Gomes. A alegoria na lírica baudelairiana: uma leitura a partir de Walter Benjamin. 2009. 74 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/11822-
dc.description.resumoAlmeja-se, com esta dissertação, analisar como Walter Benjamin reabilita a forma alegórica da poesia das Fleurs du mal de Charles Baudelaire e, com isso, possibilita uma outra abordagem do poeta, revelando o seu caráter crítico. Através das noções de tempo e de história, Benjamin articula as imagens alegóricas do spleen com as imagens simbólicas do ideal, que, ao se justaporem na poesia baudelariana, oferecem uma imagem crítica da modernidade. É, justamente, a apresentação desta interpenetração de imagens, alegóricas e simbólicas, que evidencia a ambigüidade do tempo na modernidade. O resgate da forma alegórica de Baudelaire é, antes de tudo, o resgate de uma historicidade e de uma temporalidade, que revela o tempo em sua caducidade. A discussão da reabilitação da alegoria moderna de Baudelaire, vem acompanhada do estudo benjaminano da alegoria também presente no teatro do drama barroco. Tanto no barroco quanto na modernidade, a alegoria lança luz a essa dimensão da temporalidade histórica, que se contrapõe à eternidade e a plenitude do símbolopor
dc.description.abstractThis dissertation aims to analyse how Walter Benjamin rehabilitates the allegoric form of Charles Baudelaire´s Fleurs du mal poetry and, in doing so, allows for another approach of the poet, revealing his critical character. Through the notions of time and history, Benjamin articulates the allegoric images of the spleen with the symbolic images of the ideal, which offer a critical image of modernity when juxtaposed in the Baudelarian poetry. The presentation of this interpenetration of images, both allegoric and symbolic, makes evident the ambiguity of time in modernity. The retrieval of the allegoric form in Baudelaire is, first of all, the recovery of a historicity and a temporality that reveal time in its senility. The discussion on the rehabilitation of the modern allegory in Baudelaire comes together with the Benjaminian study of the allegory, also present in the baroque drama theatre. Both in the baroque and in modernity, the allegory sheds light on that dimension of historic temporality, which opposes eternity and the plenitude of the symboleng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/24615/Joana%20Pinheiro%20Gomes%20Areas.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentFilosofiapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Filosofiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAllegoryeng
dc.subjectBaudelaire, Charles -- 1821-1867 -- Critica e interpretacaopor
dc.subjectAlegoriaspor
dc.subjectSinais e simbolospor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApor
dc.titleA alegoria na lírica baudelairiana: uma leitura a partir de Walter Benjaminpor
dc.typeDissertaçãopor
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