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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/11781
Tipo: | Tese |
Título: | Avaliação da aprendizagem escolar: sendas percorridas |
Autor(es): | Luckesi, Cipriano Carlos |
Primeiro Orientador: | Cury, Carlos Roberto Jamil |
Resumo: | Na presente tese tratamos da avaliação da aprendizagem escolar em sua configuração nas pedagogias modernas e contemporâneas assim como na prática da escola brasileira de 1. e 2. graus. Para essa abordagem, tomamos como centro de atenção a administração do poder, no nível micro da pedagogia e da escola, cujo objetivo é o disciplinamento do educando, na perspectiva da formação do seu caráter, além da qualificação de sua aprendizagem. Para estudar essa temática nas pedagogias, trabalhamos com as correntes pedagógicas classificadas em tradicional, escolanovista e tecnopedagógica, na tradicional, estudamos a avaliação da aprendizagem nas concepções jesuítica, comeniana e herbartiana; na escolanovista, as concepções montessoriana e deweyana; na tecnopedagógica, as concepções tyleriana, blomiana e gronlundiana. No ensaio que produzimos sobre a configuração da avaliação da aprendizagem na escola brasileira de 1. e 2. graus nos servimos de dados de recentes pesquisas sobre esse tema a partir de entrevistas com professores e especialistas em educação. As conclusões que pudemos chegar é de que a avaliação da aprendizagem tem servido para propor e encaminhar o disciplinamento dos educandos: a pedagogia tradicional propõe um disciplinamento externo e aversivo, formando o educando submisso; escola nova propõe o disciplinamento interior, na perspectiva de possibilitar o desenvolvimento livre e criativo da criança e do jovem, a tecnopedagogia pretende um disciplinamento externo pelo controle comportamental, tendo em vista modelar o educando. Em nossa prática escolar, somos herdeiros principalmente da pedagogia tradicional, processando uma avaliação da aprendizagem externa, aversiva e autoritária, numa perspectiva de submissão disciplinar do educando. Assim sendo, no geral, a avaliação da aprendizagem escolar torna-se um lugar especial de administração do poder no nível micro da relação pedagógica e da escola |
Palavras-chave: | Educacao de primeiro e segundo graus Rendimento escolar Aprendizagem escolar Pedagogia escolanovista Pedagogia tradicional Tecnopedagogia Educacao: Historia e Filosofia da Educacao |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Filosofia |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Filosofia |
Citação: | Luckesi, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: sendas percorridas. 1992. 560 f. Tese (Doutorado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1992. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11781 |
Data do documento: | 17-Set-1992 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Filosofia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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