Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/11473
Tipo: | Dissertação |
Título: | Habilidades matemáticas presentes em alunos do ensino médio participantes em Feiras de Ciências |
Autor(es): | Giorgion, Rogério |
Primeiro Orientador: | Igliori, Sonia Barbosa Camargo |
Resumo: | Este trabalho visa identificar as habilidades matemáticas presentes em alunos do ensino médio participantes de Feiras de Ciências. Para pesquisar a relação entre o processo de realização dos trabalhos para Feiras de Ciências e o desenvolvimento de habilidades matemáticas utilizamos as categorias de habilidades matemáticas feitas por Krutetskii (1976) e os conceitos da teoria de aprendizagem de Vigotski. Alguns aspectos da história das Feiras de Ciências e do ensino de matemática, incluindo uma análise das mudanças curriculares dos últimos anos explicam o cenário da pesquisa. A metodologia escolhida foi exploratória qualitativa, visto que o objetivo foi identificar e analisar quais eram as habilidades matemáticas presentes nos sujeitos de pesquisa: três estudantes finalistas de Feiras nacionais com desempenho insatisfatório no curso regular de matemática. Os testes foram inspirados nos desenvolvidos por Krutetskii (1976) e a análise realizada confirma a presença de algumas das habilidades pesquisadas: percepção, percepção espacial, representação mental e flexibilidade |
Abstract: | This piece of work aims to identify mathematical abilities present in middle school students who participate in the Science Fairs. In order to research the relationship between the process of carrying out the work for Science Fairs and the development of mathematical abilities we use the mathematical ability categories made by Krutetskii (1976) and the concepts of the learning theory by Vigotski. Some aspects of the history of the Science Fairs and the teaching of mathematics, including an analysis of curricular changes made in the last few years explain the scenario of the research. The methodology chosen was qualitative and exploratory, since the objective was to identify and analyze what mathematical abilities were present in the subjects of the research: three finalists of the national Fairs with unsatisfactory performance in the regular mathematics course. The tests were inspired in those developed by Krutetskii (1976) and the analysis made confirmed the presence of some of the abilities investigated: perception, spatial perception, mental representation and flexibility |
Palavras-chave: | Habilidades matemáticas Feira de ciência Ensino de matemática Mathematical abilities Science fair Teaching of mathematics |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática |
Citação: | Giorgion, Rogério. Habilidades matemáticas presentes em alunos do ensino médio participantes em Feiras de Ciências. 2010. 87 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11473 |
Data do documento: | 2-Jun-2010 |
Aparece nas coleções: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Rogerio Giorgion.pdf | 2,75 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.