REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
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Tipo: Tese
Título: Saberes mobilizados por professores quando o foco são as provas matemáticas: um estudo de caso
Autor(es): Leandro, Ednaldo José
Primeiro Orientador: Manrique, Ana Lucia
Resumo: Por meio de um levantamento realizado junto a cinco professores da rede municipal de ensino de São Paulo, realizou-se um estudo sobre saberes mobilizados por eles, quando o foco são as provas matemáticas no Ensino Fundamental. O texto retrata as motivações e os obstáculos encontrados pelos docentes ao desenvolverem em sala de aula assuntos relacionados às provas matemáticas, bem como suas funções e tipologias almejadas. Para o desenvolvimento da pesquisa, utilizou-se o estudo de caso e, como referencial teórico, os seguintes trabalhos: Tardif, sobre os saberes docentes; as tipologias e funções das provas matemáticas, de Balacheff e de Villiers, respectivamente. Foram utilizados os seguintes instrumentos para a coleta de dados: observação direta, anotações de campo, entrevistas, atividades e questionário. Os resultados obtidos apontam para a mobilização de alguns saberes, quais sejam: Curriculares, Experienciais e Disciplinares. Constatou-se ainda que os professores percebem a elaboração das provas matemáticas como um processo, considerando-as um importante elemento para fazer os alunos desenvolverem o hábito de apresentar justificativas para suas elaborações. Saber realizar uma prova foi apontado como uma habilidade relevante a ser adquirida não só para a matemática, como também para a vida do aprendiz após a escola, além de ser uma oportunidade para perceberem a estrutura, a beleza e as conexões das ideias matemáticas. As produções das provas matemáticas, elaboradas pelos discentes, são identificadas pelos professores como sendo predominantemente pragmáticas, nesse nível de ensino, e utilizadas com a função de explicar e, consequentemente, de convencer
Abstract: Through a study conducted with five teachers of municipal schools of São Paulo, a survey was carried out which knowledge is mobilized by them, when the focus is on mathematical proofs in elementary school. The text portrays the motivations and obstacles encountered by teachers in developing classroom issues related to mathematical proofs, as well as its functions and typologies aimed. For the development of the research, we used the case study and theoretical reference, the following works: Tardif, on teacher knowledge, the types and functions of mathematical proofs of Balacheff and de Villiers, respectively. The following instruments were used to collect data: direct observation, field notes, interviews, and survey activities. The results point to the mobilization of some knowledge, namely: Curriculum, Experiential and Disciplinary. It was also found that teachers perceive the development of mathematical proofs as a process, considering them an important element to make students develop the habit of presenting justifications for their elaborations. Knowing to do an exam was pointed as a skill to be acquired relevant not only for mathematics, but also for the life of apprentice after school, besides being an opportunity to realize the structure, beauty and connections of mathematical ideas. The productions of mathematical proofs, prepared by students, are identified by teachers as being predominantly pragmatic, at this level of education, and used to explain the function and hence to convince
Palavras-chave: Estudo de caso
Saberes docentes
Provas matemáticas
Case study
Teaching knowledge
Mathematical proofs
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
Citação: Leandro, Ednaldo José. Saberes mobilizados por professores quando o foco são as provas matemáticas: um estudo de caso. 2012. 208 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10949
Data do documento: 9-Nov-2012
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