REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática
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Tipo: Dissertação
Título: Prova e demonstração na geometria analítica: uma análise das organizações didática e matemática em materiais didáticos
Autor(es): Varella, Márcia
Primeiro Orientador: Ag Almouloud, Saddo
Resumo: O presente estudo tem como objetivo analisar como os autores de materiais didáticos do Ensino Médio organizaram as tarefas propostas envolvendo provas e demonstrações no conteúdo Geometria Analítica para a 3ª. série do Ensino Médio. Com o intuito de propor algumas reflexões a esse respeito, decidimos analisar as coleções de livros didáticos aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLEM/2009) e os cadernos bimestrais adotados pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEESP/2009), disponibilizados para alunos e professores, distintamente. Julgamos a pertinência de analisar conjuntamente esses materiais por atuarmos na rede pública estadual paulista, visando às contribuições que vierem a ocorrer. A análise desses materiais foi realizada considerando as tarefas propostas sobre o conteúdo Geometria Analítica, limitado ao estudo da equação de uma reta. O aporte teórico que fundamentou nossas análises seguiu os pressupostos da Teoria Antropológica do Didático de Yves Chevallard (1999), que focaliza o estudo das organizações praxeológicas Matemática e didática pensadas para o ensino e aprendizagem da Matemática, e o trabalho de Nicolas Balacheff (1988), que visa ao estudo da tipologia de provas produzidas por alunos. Apoiado por esse referencial teórico efetivamos nossas análises com o intuito de responder à nossa questão de pesquisa: Quais organizações Matemáticas e didáticas envolvendo prova e demonstração são propostas por materiais didáticos do Ensino Médio, no conteúdo Geometria Analítica? Visando a responder a esta questão, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa com enfoque documental, e a partir do levantamento bibliográfico pudemos ter ideia da problemática envolvida no ensino e na aprendizagem de provas e demonstrações em conteúdos matemáticos, tanto no Ensino Fundamental quanto no Ensino Médio. A análise desses materiais confirmou duas de nossas hipóteses de pesquisa e nos revelou que o trabalho com provas e demonstrações em materiais didáticos não foi abandonado, porém a clareza dos termos pertencentes ao sistema dedutivo é insatisfatória no que diz respeito à compreensão do que seja passível de demonstração em Matemática
Abstract: This study aims to analyze how the authors of teaching materials of high school have organized tasks proposals with proofs and demonstrations on content proposed of Analytic Geometry on 3rd series of high school. With a view to proposing some thoughts in this respect, we analyze the collections of textbooks approved by the National Program of textbook for high school (PNLEM/2009) and the notebooks bimonthly adopted by the Education Secretary of the State of São Paulo (SEESP/2009), made available to students and teachers, distinctly. We judge the relevance in analyzing these materials because we act in the public network of State of São Paulo aiming contributions that may occur. The analysis of these materials was carried out considering the tasks proposed on the content Analytic Geometry, limited to studying the equation of a line. The theoretical contribution that substantiate our analyses followed the assumptions of Anthropological Theory of didactic Yves Chevallard (1999) that focuses the study of praxeological organization mathematics and didactics designed for teaching and learning of Mathematics and the work of Nicolas Balacheff (1988), which aims to study the typology of proofs produced by students. Supported by this theoretical, we realize our analyses with the purpose of responding to our question: Which mathematics and didactics organizations involving proofs and demonstration are proposed for didactics materials of high school, on content Analytic Geometry? Answering this question, we developed a qualitative research with approach documentary and from survey bibliographic we might have idea of problems involved in the teaching and learning of proofs and demonstrations on mathematical content, both in elementary and high school. The analysis of these materials confirmed two of our research hypotheses and showed that the work with proofs and demonstrations in didactics materials was not abandoned, but the clarity of the terms belonging to deductive system is unsatisfactory for understanding of what is demonstration in Mathematics
Palavras-chave: Prova e demonstração em geometria analítica
Teoria antropológica
Tipologia de provas
Proof and demonstration in analytic geometry
Anthropological theory
Typology of proof
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
Citação: Varella, Márcia. Prova e demonstração na geometria analítica: uma análise das organizações didática e matemática em materiais didáticos. 2010. 214 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10844
Data do documento: 25-Nov-2010
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