REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade
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dc.creatorSilva, Luciene Maria da-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785782A0por
dc.contributor.advisor1Crochik, José Leon-
dc.date.accessioned2016-04-27T16:33:32Z-
dc.date.available2008-03-13-
dc.date.issued2004-12-30-
dc.identifier.citationSilva, Luciene Maria da. A negação da diferença: um estudo sobre as interações de alunos com deficiência visual na escola pública. 2004. 353 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2004.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/10648-
dc.description.resumoEsse estudo buscou compreender como se estabelecem as interações dos alunos com deficiência visual na escola. Trata-se de uma investigação empirica que descreve e analisa a experiência de escolarização desses alunos numa escola pública da rede estadual de ensino em Salvador (BA). Considerando que o presente discurso pedagógico no Brasil recorre a uma perspectiva de acolhimento das diferenças, essa pesquisa analisa como está sendo encaminhada essa diretriz inclusivista no cotidiano das escolas. O estudo tem como fonte teórica principal a Teoria Crítica da Sociedade, privilegiando os estudos de Theodor Adorno sobre a formação e a análise do preconceito como um dos elementos que sustentam a negação social da deficiência. Pretende-se entender como se manifesta o estranhamento que causa uma diferença, no caso, a deficiência visual, buscando esclarecer sobre seu reforço pela educação escolar. Para isso, discute-se acerca do debate sobre as diferenças na sociedade contemporânea, que dá fundamento à proposta inclusivista e ao significado da deficiência como um atributo individual que se toma uma diferença não aceitável no âmbito das relações sociais. Não sendo a diferença uma condição estática e natural, sua percepção condiciona-se ao contexto valorativo da sociedade que lhe dá significado.A análise dos dados, obtidos por meio de entrevistas,observações e documentos da escola, revelou que as interações dos alunos com deficiência visual condicionam-se a fatores que materializam essas relações. Considerando que o sentido da deficiência é resultado da combinação da história do indivíduo com o meio social, a rejeição da deficiência na escola faz-se pelo descarte das significações próprias dos indivíduos na sua apreensão da realidade, por meio de contatos, ordenações e contraposições que emergem das suas experiênciaspor
dc.description.abstractThis study searches to understand how the interactions of students with visual handicaps take place at school. It is an empiricist inquiry which describes and analyses these students's experience of schooling at a public school in Salvador, Bahia. Considering that the current pedagogic discourse in Brazil appeals to a perspective of housing the differences, this research analyses how this inclusivistic guiding is being conducted in everyday life at schools. The main theoretical source of this study is the Critical Theory of Society, favouring the studies of Theodor Adorno about the rise and the analysis of prejudices as one of the elements that supports the social denial of the defficiency. This study aims to understand how the unfamiliar that causes the difference manifests itself, in this case, the visual handicap, trying to explain its reinforcement through the school education. Thus, we follow the discussion and the debate about the differences in the present day society aiming to strenghten the inclusivistic proposition and the meaning of the defficiency as a peculiar individual quality that becomes an unacceptable difference in the scope of the social relations. As the difference is not a natural and static condition, its perception is subjected to the values the society attributes to it in order to make it understandable. The analysis of the data, acquired through interviews, personal observations and documents from the school, has shown that the interactions of students with visual handicap are conditioned to measures that materialize these relatioships. Considering that the meaning of the defficiency is the result of the history of the individual combined with the social environment,the rejection to the defficiency at school is the result of the discarding of the individual's own meaning in his apprehension of reality, through contacts, rules,and contrapositions that emerge from his experienceseng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/22341/luciene%20maria.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedadepor
dc.rightsAcesso Restritopor
dc.subjectPortadores de deficiência visual -- Educaçãopor
dc.subjectEducação: Historia, Política, Sociedadepor
dc.subjectPreconceitospor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA negação da diferença: um estudo sobre as interações de alunos com deficiência visual na escola públicapor
dc.typeTesepor
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