Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/10603
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Campos, Fernando Roberto | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703542P0 | por |
dc.contributor.advisor1 | Warde, Mirian Jorge | - |
dc.date.accessioned | 2016-04-27T16:33:24Z | - |
dc.date.available | 2011-11-07 | - |
dc.date.issued | 2002-12-30 | - |
dc.identifier.citation | Campos, Fernando Roberto. A sociologia da educação nos cursos de formação de professores entre os anos 30 e 50: um estudo da disciplina a partir dos manuais didáticos. 2002. 245 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2002. | por |
dc.identifier.uri | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10603 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho analisa a constituição e o itinerário da disciplina Sociologia da Educação, entre os anos 30 e 50, tomando como fonte privilegiada os manuais didáticos produzidos nesse período. Apresenta sua trajetória marcada como disciplina escolar, instituída pelas mãos dos renovadores da educação, no currículo de formação de professores das Escolas Normais. Esta disciplina ocupou um dos lugares centrais na estratégia dos reformadores para a produção do "homem novo" e a diminuição do abismo que separava o país das "nações civilizadas". Os manuais didáticos de Sociologia Educacional foram utilizados pelos autores pioneiros e católicos como instrumento de debate e difusão de suas teses sobre os diferentes projetos sociais e educacionais. Observou-se, também, a marcante influência das teorias sociológicas e educacionais norte-americanas na constituição da disciplina Sociologia da Educação no Brasil. Essas teorias foram incorporadas a partir das diferentes leituras que os autores apresentaram para a realidade social e educacional brasileira do período, visando a reorganização da vida escolar | por |
dc.description.abstract | The present work analyses the constitution and the itinerary of the discipline Sociology of Education during the period between the 1930s and 1950s, taking as a privileged source the didatic manuals produced in that period. This work has a trajectory of a regular discipline, instituted by the hands of the education reformes, in the teachers' formation of the "Normal Schools" curriculum. This discipline has occupied a central place in the strategy of the reformators for the production of the "new man" in order to narrow the gap that separates the country from the "civilized nations". The pioneers and catholic authors used educational Sociology didactic manuals as an instrument of debat e and diffusion of their thesis about different social and educational projects. Also, it was observed a remarkable influence of the north-american sociological and educational theories in the constitution of the Sociology of Education discipline in Brazil. These theories were incorporated based on different readings that the authors presented to the brazilian social and educational reality of that period, with the objective of reorganizing the school life system | eng |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico | - |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/23410/Fernando%20Roberto%20Campos.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUC-SP | por |
dc.publisher.program | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade | por |
dc.rights | Acesso Restrito | por |
dc.subject | Sociologia educacional | por |
dc.subject | Professores -- Formacao profissional | por |
dc.subject | Manuais didaticos | por |
dc.subject | Sociologia da educacao | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | A sociologia da educação nos cursos de formação de professores entre os anos 30 e 50: um estudo da disciplina a partir dos manuais didáticos | por |
dc.type | Tese | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Fernando Roberto Campos.pdf Restricted Access | 7,76 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.