REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/10542
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBioto, Patrícia Aparecida-
dc.contributor.advisor1Bontempi Júnior, Bruno-
dc.date.accessioned2016-04-27T16:33:13Z-
dc.date.available2007-09-14-
dc.date.issued2006-08-21-
dc.identifier.citationBioto, Patrícia Aparecida. The teacher-preacher and the priest-teacher of the pedagogicals treatises of XVI and XVII centuries and in the experecience of teacher Thomas Platter. 2006. 219 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/10542-
dc.description.resumoO presente trabalho consistiu numa pesquisa bibliográfica sobre as seguintes obras: Didática Magna (1657), A New Discovery of the Old Art of Teaching Schoole, in four small Treatises (1660), Ratio Studiorum atque Institutio Societatis Jesu (1599), e o diário de Thomas Platter, um professor europeu do século XVI. O processo de configuração do professor moderno nos tratados pedagógicos dos séculos XVI e XVII foi o objeto dessa pesquisa. Pretendeu-se demonstrar que, dado o contexto inter-textual de produção desses tratados, bem como as circunstâncias históricas em que emergiram, essas obras configuraram o professor moderno como um professor-pastor e como um padre-professor. O desenvolvimento da argumentação apoiou-se nas idéias de teóricos educacionais contemporâneos que afirmam que a escolarização moderna não teve ancestrais institucionais, e que o estudo dos discursos pedagógicos produzidos nos séculos XVI e XVII permite compreender os elementos que deram forma à escolarização moderna, entre eles, o professor. A análise das fontes foi operada tomando por princípios os procedimentos teórico-operacionais da linha de pesquisa da história das idéias. Quanto aos objetivos propostos para esse trabalho, pode-se verificar a pertinência das hipóteses levantadas sobre as características que o professor moderno assumiu nos tratados pedagógicos dos séculos XVI e XVIIpor
dc.description.abstractThis work consist of a bibliographic research about the following texts: Didática Magna (1657), A New Discovery of the Old Art of Teaching Schoole, in four small Treatises (1660), Ratio Studiorum atque Institutio Societatis Jesu (1599), and the diary of Thomas Platter, a European teacher from XVI century. The process of configuration of the modern teacher in the pedagogical treatise from XVI and XVII centuries was the object of this research. The purpose is show that for the textual context of production of this treatises, as well the historical circumstances, in that these treatises comes from, this texts had configured the modern teacher as teacher-preacher and as a priest-teacher. The development of argumentation was based on ideas of contemporary educational theoreticals that affirm that the modern scholarization don´t have institutional ancienty, and that the study of pedagogicals discourses made in the XVI and XVII centuries allow the understand the elements that shaped to the modern scholarization, between the the teacher . The analyse of sources was operated starting from the procedures theorical-operationals of the research segment of the history of ideas. As much as the goals proposed to this research can be proof the pertinence of the hypothetical asked about the characteristics of the modern teacher assumed in the pedagogicals treatises from the XVI and XVII centurieseng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/23357/PatriciaBioto.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedadepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTratados pedagógicospor
dc.subjectEscolarização modernapor
dc.subjectProfessor modernopor
dc.subjectProfessor-pastorpor
dc.subjectPadre-professorpor
dc.subjectPedagogicals treatiseseng
dc.subjectModern scholarizationeng
dc.subjectModern teachereng
dc.subjectTeacher-preachereng
dc.subjectPriest-teachereng
dc.subjectComenio -- 1592-1670 -- Didatica magna -- Critica e interpretacaopor
dc.subjectHoole, Charles -- 1610-1667 -- New discovery of the old art of teaching schoole in four small treatises -- Critica e interpretacaopor
dc.subjectPlatter, Thomas -- 1499-1582 -- Diariopor
dc.subjectJesuitas -- Ratio studiorumpor
dc.subjectEducacao -- Historia -- Seculo 16por
dc.subjectEducacao -- Historia -- Seculo 17por
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleO professor-pastor e o padre-professor nos tratados pedagógicos dos séculos XVI e XVII e na experiência docente de Thomas Platterpor
dc.title.alternativeThe teacher-preacher and the priest-teacher of the pedagogicals treatises of XVI and XVII centuries and in the experecience of teacher Thomas Plattereng
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PatriciaBioto.pdf3,2 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.