REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/10301
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPestana, Marina Gugliotti-
dc.contributor.advisor1Bittencourt, Circe Maria Fernandes-
dc.date.accessioned2016-04-27T16:32:28Z-
dc.date.available2011-04-15-
dc.date.issued2011-03-22-
dc.identifier.citationPestana, Marina Gugliotti. Colecionando livros, formando mestres: a Biblioteca Pedagógica da Escola Normal de São Paulo (1883). 2011. 139 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/10301-
dc.description.resumoNeste trabalho investigamos a constituição de parte do acervo adquirido pelo professor Paulo Bourroul em viagem à França no ano de 1883 para integrar a biblioteca da Escola Normal de São Paulo, considerada a primeira voltada para a formação de professores na cidade de São Paulo. Os livros trazidos para a 4ª Cadeira Metodologia e Pedagogia constituem nosso objeto e nossa principal fonte para a realização desta pesquisa. O objetivo deste estudo foi mapear as principais idéias pedagógicas que os livros adquiridos pelo professor Paulo Bourroul colocaram em circulação e assim conhecer os modelos por eles apontados para a formação dos professores da Escola Normal de São Paulo no último quartel do século XIXpor
dc.description.abstractThis work investigates the constitution of part of the collection acquired by Teacher Paulo Bourroul in traveling to France in the year of 1883 to integrate the library of the Normal School of São Paulo, considered the first one dedicated teachers´ formation in the city of São Paulo. The books brought to the 4th Chair - Methodology and Pedagogy - constitute our object and our main source for the realization of this research. The objective of this study was to survey the main pedagogical ideas that the books purchased by teacher Paulo Bourroul put into circulation and in this way know the models pointed by them for the teachers' training of the Normal School of São Paulo in the last quarter of the nineteenth centuryeng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/22728/Marina%20Gugliotti%20Pestana.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedadepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectBibliotecas escolarespor
dc.subjectEscola Normal de São Paulopor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectHistória dos livros escolarespor
dc.subjectMétodos pedagógicospor
dc.subjectSchool librarieseng
dc.subjectNormal School of São Pauloeng
dc.subjectTeachers trainingeng
dc.subjectHistory of schoolbookseng
dc.subjectPedagogical methodseng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleColecionando livros, formando mestres: a Biblioteca Pedagógica da Escola Normal de São Paulo (1883)por
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marina Gugliotti Pestana.pdf7,95 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.