REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo
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dc.creatorMarçola, Fernanda Helena Petrini-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4261946U0por
dc.contributor.advisor1Chizzotti, Antonio-
dc.date.accessioned2016-04-27T14:32:52Z-
dc.date.available2010-09-13-
dc.date.issued2010-08-13-
dc.identifier.citationMarçola, Fernanda Helena Petrini. O tempo do direito à educação no ensino médio: uma abordagem histórica e as atuais políticas de currículo na escola. 2010. 160 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/10235-
dc.description.resumoEste estudo tem como objetivo analisar os desafios do direito à educação no ensino médio por meio de uma abordagem crítica e histórica. Trata-se de um trabalho de pesquisa qualitativa realizado por meio de um estudo documental sobre a trajetória histórica do direito à educação nas Constituições do Brasil desde a República aos nossos dias. Abrange também, pesquisa de campo por meio de um estudo de caso, realizado em uma escola da rede estadual do Estado de São Paulo, focalizando a história da instituição e os desdobramentos das atuais políticas de currículo na cultura escolar. Os resultados da pesquisa documental confirmaram a hipótese sobre a situação em risco do direito à educação no ensino médio, dado que no aspecto legal, historicamente, apenas o ensino primário foi assegurado e o ensino secundário considerado privilégio e destinado às elites. Confirma também a hipótese, o fato de, apenas recentemente o direito à educação, por meio da obrigatoriedade do ensino médio como educação básica ter sido assegurado. A pesquisa de campo, um estudo de caso, pode relevar a trajetória histórica local do direito à educação e demonstrar os desdobramentos da atual política curricular da rede estadual de ensino de São Paulo. Esta política de currículo, apesar de representar um esforço de reforma, apresenta aspectos gerenciais que colocam em risco o direito à educação, pois torna mais aguda a situação dos conflitos presentes na cultura escolar, além de acentuar os problemas já existentes na crise da educação contemporâneapor
dc.description.abstractThis study aims to examine the challenges of the right to education in high school through a critical and historical approach. This is a qualitative research work carried out through a documentary study of the history of the right to education in the constitutions of Brazil since the Republic until today. It also covers, field research through a case study conducted in one school in the state of São Paulo, focusing on the history of the institution and the consequences of current policies in the school culture. The survey results confirmed the hypothesis documentary on the situation at risk the right to education in high school, since the legal aspect, historically, only the primary and secondary education was provided and considered privilege for the elite. It also confirms the hypothesis, the fact, just recently the right to education through the compulsory secondary education as basic education has been ensured. The field research, a case study, can reveal the historical trajectory of the local right to education and demonstrate the political ramifications of the current curriculum of state schools in São Paulo. This policy of curriculum, despite representing a reform effort, has managerial aspects that threaten the right to education because it makes the situation more acute conflicts present in the school culture, and accentuate the existing problems in the crisis of contemporary educationeng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/22335/Fernanda%20Helena%20Petrini%20Marcola.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículopor
dc.rightsAcesso Restritopor
dc.subjectDireito à educaçãopor
dc.subjectEnsino médiopor
dc.subjectPolíticas de currículopor
dc.subjectHistória da educaçãopor
dc.subjectGrupos escolarespor
dc.subjectRight to educationeng
dc.subjectHigh schooleng
dc.subjectCurriculum policyeng
dc.subjectHistory of educationeng
dc.subjectSchool groupseng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleO tempo do direito à educação no ensino médio: uma abordagem histórica e as atuais políticas de currículo na escolapor
dc.typeTesepor
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