REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/10233
Tipo: Tese
Título: A atualidade do pensamento de Paulo Freire na educação de jovens e adultos no século XXI
Autor(es): Lemos, Silvana Donadio Vilela
Primeiro Orientador: Saul, Ana Maria
Resumo: O objetivo dessa investigação é verificar a atualidade e relevância do pensamento de Paulo Freire para a Educação de Jovens e Adultos. Para o desenvolvimento da pesquisa, partiu-se de pressupostos da pesquisa qualitativa. Os procedimentos metodológicos utilizados foram a pesquisa de textos de autores da atualidade, localizados em bibliotecas e em sites educacionais; análise de dissertações e teses registradas no Portal Brasileiro de Informação Científica; realização de entrevistas com pesquisadores renomados, do Brasil, da América Latina e Europa e com educadores de Jovens e Adultos. Os encontros na Cátedra Paulo Freire, da PUC/SP, espaço aberto à reflexão, diálogo e análise crítica dos trabalhos de dissertações e teses, propiciaram uma oportunidade única para a construção e desenvolvimento dessa pesquisa. Os critérios para a escolha dos entrevistados, no caso dos pesquisadores, se basearam no valor da produção bibliográfica sobre os temas Educação Popular e Educação de Jovens e Adultos, na América Latina, Europa e Brasil bem como no engajamento desses profissionais na luta por uma educação libertadora. No caso dos professores, foi levada em conta, como critério, a prática significativa desses educadores como alfabetizadores. Diante desses critérios foram selecionados onze profissionais. Dentre as principais categorias freireanas destacadas pelos autores pesquisados que ratificam a atualidade e relevância do pensamento de Paulo Freire destacaram-se: unidade entre teoria e prática; a politicidade da educação; o saber de experiência feito , a conscientização; a dialogicidade e leitura do mundo e da palavra, no processo de alfabetização. Conclui-se, ao término deste estudo, que o pensamento de Paulo Freire, em pleno século XXI, permanece como uma matriz teórica significativa para a alfabetização de jovens e adultos, ao propor um trabalho para além do domínio de habilidades da leitura e da escrita. A proposta de alfabetização de Paulo Freire segue sendo reconhecida e praticada como um chamamento para a vida, que desafia os sujeitos a uma compreensão crítica da realidade, com vistas à transformação social, na direção de uma sociedade mais justa, democrática e solidária
Abstract: The goal of this research was to verify how up-to-date and important Paulo Freire´s thinking is for the Education of Youth and Adults and for the development of research went to the premises of qualitative research. The methodological procedures were used to search text of authors of today located in libraries and educational sites, analysis of dissertations and theses in the Brazilian Portal of Scientific Information, interviews with renomed researchers of Brazil, Latin America and Europe and with educators of Youth and Adults. The meetings in Paulo Freire`s Catedra in The Catholic University of São Paulo, open space for dialogue and reflection critical analysis of the work of dissertations and theses, provide a unique opportunity to build and develop this research. The criteria for selection of respondents, where interviewers were based on the value of the bibliographic on the themes Popular and Youth and Adults Education in Latin America, Europe and Brazil as well as the engagement of professionals in the fight for a liberating education. In the case of teachers, was taken into account as a criterion, the practical significant of these educators as literacy. Given these criteria were selected eleven professionals. Among the Paulo Freire`s major categories highlighted by the authors researched which confirm how up-to-date and important Paulo Freire s thoughts stood out: the unity of theory and practice, the politics of education, the knowledge gained from experience, awareness, reading the dialog and the world in the process of literacy. It follows the end of this study, Paulo Freire`s thought in the XXI century, remains a significant theoretical framework for the literacy of Youth and Adults, to propose a job outside the field of reading skills and writing. The proposed literacy Paulo Freire is still recognized and practiced as a call to life, which challenges the subject to a critical understanding of transformation toward a more just, democratic and solidarity
Palavras-chave: Educação de jovens e adultos
Youth and adults education
Freire, Paulo -- 1921-1997 -- Metodo de alfabetizacao
Educacao de adultos
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Lemos, Silvana Donadio Vilela. A atualidade do pensamento de Paulo Freire na educação de jovens e adultos no século XXI. 2010. 187 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10233
Data do documento: 9-Jun-2010
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Silvana Donadio Vilela Lemos.pdf1,94 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.