REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/10222
Tipo: Tese
Título: A tragédia invisível na escola - uma leitura girardiana
Autor(es): Guedes, Maria Luiza
Primeiro Orientador: Casali, Alipio
Resumo: Este trabalho é um convite à reflexão sobre as condições de possibilidade do exercício da prática docente em uma escola que apresenta-se como um território violento e em crise. Originou-se do cruzamento das nossas indagações, com os entendimentos e suspeitas que formulamos a partir de nosso estudo sobre a teoria do sacr1flcio de René G1rard. Nossas indagações nasceram da prática docente, e do convívio com as riquezas e dificuldades da dinâmica interna das equipes e hierarquias da instituição escolar, especia1mente a escola pública urbana de nível médio. Nortearam o traballio as seguintes hipóteses: - as escolas são instituições que têm por função o controle da violência do desejo de ser dos indivíduos humanos e operam um mecanismo sacrificial para realizarem sua tarefa civilizatória; - as escolas vivem em conjunto com a sociedade momentos de estabilidade e ordenação e outros de desagregação, em que os procedimentos e conteúdos simbólicos do mecanismo que as estruturam desgastam-se, perdem a eficácia e, portanto a capacidade ordenadora. Situação que constitui o que Girard denomina de crise sacrificial; - os professores, diretores, agentes educativos em geral e também os alunos desempenham, nesse mecanismo, papéis estruturais que são sustentados por elaborações míticas e rituais; - quando o mecanismo está em crise, os papéis míticos dos educadores (o herói ,o algoz e a vítima), em especial o professor, entram também em crise, sua ambigüidade revela-se, e são vividos simultaneamente.; - tais processos devem estar expressos na literatura de ficção, enquanto depositária que é do imagIDário cultural, assim como em outros documentos culturais. Procuramos desenvolver as hipóteses formuladas por meio de um trabalho de interpretação do romance Infância de Graciliano Ramos, assim como de outros textos que registram o hoje, com a indicação de uma perspectiva regida pela lógica não-sacrificial uma lógica de inclusão.
Palavras-chave: Girard, Rene, 1923- - Crítica e interpretação
Ramos, Graciliano, 1892-1953 - Infância - Crítica e interpretação
Educação - Filosofia
Escolas - Administração e organização - Gestão de qualidade total
Educadores
Prática docente
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Guedes, Maria Luiza. A tragédia invisível na escola - uma leitura girardiana. 1999. 251 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1999.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10222
Data do documento: 30-Mar-1999
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_41871.pdf
  Restricted Access
7,39 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.