REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/10215
Tipo: Dissertação
Título: A prática de diálogo em Paulo Freire na educação on-line, uma pesquisa bibliográfica digital: aproximações
Autor(es): Ramacciotti, Angélica Santos
Primeiro Orientador: Almeida, Fernando José de
Resumo: Este estudo busca investigar o diálogo na construção do conhecimento em programas de graduação e pós-graduação na modalidade a distância no Brasil. Para alcançar o objetivo proposto, optou-se por uma abordagem qualitativa com perspectiva dialética na realização de uma pesquisa bibliográfica digital. Mediante um processo de busca criterioso de artigos científicos publicados em periódicos online de acesso aberto entre 2005 e 2009, foram analisadas oito produções acadêmicas. A organização sistemática das informações foi elaborada com base no referencial teórico de Paulo Freire, a partir dos conceitos: saber escutar , criticidade , tolerância , respeito ao conhecimento do educando , curiosidade epistemológica , construção coletiva do conhecimento e emancipação . A interpretação e a análise dos resultados demonstram que a produção científica sobre as práticas dialógicas referenciadas em Paulo Freire na educação on-line vem se consolidando no cenário acadêmico nacional. Observa-se que a dimensão colaborativa, advinda da multiplicidade de intercâmbios na educação on-line, evidencia propostas pedagógicas pautadas no diálogo para a construção coletiva do conhecimento. Assim, são abertos novos caminhos em direção a currículos emancipatórios
Abstract: This study aims to investigate the dialogue in construction of knowledge at graduation and post-graduation programs at the distance education modality in Brazil. To achieve the proposed goal, a qualitative approach with a dialectical perspective has been chosen for doing a digital bibliographical research. Using a methodic process to search through scientific papers published in open access online journals, between 2005 and 2009, with a total of eight publications selected. The systematical organization of all this information was elaborated based on the theoretical referential of Paulo Freire, starting from the concepts: listening , critical thinking , tolerance , respect for the student knowledge , epistemological curiosity , collective construction of knowledge and emancipation . The analysis and interpretation of the results demonstrate that the scientific production on the dialogical practices based on Paulo Freire for on-line education is starting to consolidate in the national academic scene. The collaborative dimension, spawning from the multiplicity of interchanges from on-line education evidences pedagogical proposals guided on the dialogue for collective knowledge construction. This way, new paths are open towards emancipatory curricula
Palavras-chave: Educação on-line
Currículo
Dialogue
Online education
Curriculum
Freire, Paulo -- 1921-1997
Ensino a distancia
Dialogo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Ramacciotti, Angélica Santos. A prática de diálogo em Paulo Freire na educação on-line, uma pesquisa bibliográfica digital: aproximações. 2010. 108 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10215
Data do documento: 30-Mai-2010
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Angelica Santos Ramacciotti.pdf580,91 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.