REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/10208
Tipo: Dissertação
Título: Desafios interdisciplinares da educação para o desenvolvimento sustentável em cursos de administração
Autor(es): Stein, George Ricardo
Primeiro Orientador: Fazenda, Ivani Catarina Arantes
Resumo: O conceito de desenvolvimento sustentável refere-se à idéia de que nós, seres humanos, seremos capazes de continuar habitando o planeta Terra, compartilhando de um bem-estar ancorado por condições socialmente justas, ambientalmente sustentáveis e economicamente viáveis. O estado atual da humanidade indica que não estamos adotando práticas que possibilitem esse bem-estar. O presente trabalho endereça os desafios da educação para o desenvolvimento sustentável (EDS), com foco específico na formação de administradores. A interdisciplinaridade é definida e evidenciada como condição necessária para a consideração da EDS em cursos de administração, direcionando o objetivo dessa pesquisa: investigar os desafios interdisciplinares para a EDS em cursos de pós-graduação em administração. Consolidou-se o referencial teórico através de pesquisa documental e bibliográfica. A metodologia considerou a pesquisa de campo caracterizada por abordagem qualitativa, elaborada através de formulários, entrevistas semiestruturadas e observação, realizada em um curso fechado, envolvendo estudantes, professores, coordenadores e empresas contratantes, de modo a se consolidar um conjunto de desafios formados pela compreensão integrada composta por diferentes perspectivas dos atores envolvidos. Os resultados indicam estudantes como um foco fundamental para o planejamento do curso, considerando-os como potenciais agentes para a mudança em direção ao desenvolvimento sustentável. A empresa contratante de cursos de pós-graduação pode ser consciente e efetuar o direcionamento do curso com esse foco, porém não eximindo a instituição de ensino, para onde se direcionam os principais desafios. A institucionalização de uma educação para o desenvolvimento sustentável demanda não somente uma revisão de propósitos, atitudes e processos, mas também uma interação diferenciada entre gestores, professores e estudantes
Abstract: The concept of sustainable development refers to the idea that we, humans will be able to continue inhabiting the planet Earth, sharing a well being anchored by conditions socially fair, environmentally sustainable and economically viable. The current state of humanity shows that we are not adopting practices that enable to provide this well-being. This paper addresses the challenges of education for sustainable development (ESD), with specific focus on business management education. Interdisciplinarity is defined and demonstrated as a prerequisite for consideration of the ESD in business management courses, giving the direction to the objective of this research: to investigate the interdisciplinary challenges for EDS in graduate degree in business management. The theoretical reference was consolidated through documental research. The methodology considered the search field characterized by a qualitative approach, developed through forms and semi-structured interviews and observation, conducted on a corporative course, involving students, teachers, supervisors and companies in order to consolidate a number of challenges involving the integrated understanding of different perspectives of the people involved. The results indicate students as the fundamental focus for the course planning, considering them as potential agents for change toward sustainable development. The company that contract graduate courses can be aware and make the direction of the course with this focus, but not releasing the educational institution, where to the main challenges are directed . The institutionalization of education for sustainable development requires not only a review of goals, attitudes and processes, but also a different kind of interaction between managers, teachers and students
Palavras-chave: Formação de administradores
Curso de administração
Education
Sustainable development
Interdisciplinarity
Business management
Administracao de empresas -- Estudo e ensino
Desenvolvimento sustentavel
Interdisciplinaridade em educacao
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Stein, George Ricardo. Desafios interdisciplinares da educação para o desenvolvimento sustentável em cursos de administração. 2010. 88 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10208
Data do documento: 5-Mai-2010
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
George Ricardo Stein.pdf368,83 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.