REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo
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dc.creatorTordino, Cláudio Antônio-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4289535J2por
dc.contributor.advisor1Fazenda, Ivani Catarina Arantes-
dc.date.accessioned2016-04-27T14:32:44Z-
dc.date.available2010-04-19-
dc.date.issued2010-03-03-
dc.identifier.citationTordino, Cláudio Antônio. Management higher education: interdisciplinarity and institutionalism. 2010. 201 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/10202-
dc.description.resumoA formação em Administração constitui fenômeno ímpar na Educação Superior do segundo pós-guerra. A disseminação das crenças de que a Administração conforma campo de conhecimento delimitado e de que a gestão de empreendimentos requer formação profissional específica ensejaram a institucionalização dos conhecimentos e da formação profissional, bem como levaram à intensa e extensa expansão da área. Em verdade, o repertório de conhecimentos que a gestão das corporações contemporâneas passou a exigir parece demandar indivíduos cuja capacidade de assimilação, discernimento e poder de síntese se apresentam como extraordinários, a fazer com que o campo apareça como vasto e multidisciplinar, por acolher saberes advindos ou retirados de diferentes disciplinas e áreas de conhecimento para compor-se. Este ensaio teórico se propõe a explorar a relação entre formação em Administração, interdisciplinaridade e institucionalismo, a partir do contexto que se engendra no segundo pós-guerra, na busca por evidenciar a natureza interdisciplinar da Administração e da Teoria Institucional, enquanto discute a dificuldade de a interdisciplinaridade institucionalizar-se, inclusive nessas áreas, dada a estrutura disciplinar da Educação Superior e da formação acadêmica e dos interesses que a sustentam. O desenvolvimento do estudo encadeia o pensamento de modo que os capítulos iniciais situem o tema, o problema e o objetivo, circunscrevendo-os por meio de articulação que se apresenta como descritiva do contexto, do quadro teórico de referência e da metodologia, sob perspectiva crítica. Os capítulos que se seguem, primeiramente, contemplam discursos de verdade sobre o conhecimento, acolhendo aspectos filosóficos com lentes nietzschianas e perspectivas integradoras e unificadoras desse conhecimento, interdisciplinares e transdisciplinares, auspiciadas por visões humanistas. A seguir, ao abordar o processo de institucionalização, pelas ópticas das linhas institucionalistas emancipacionista, histórica, da escolha racional, sociológica e discursiva que o explicitam, perspectivar a academia pelos ideais, ideias e discursos que produz ou encampa e veicula, para conformar a própria Educação Superior como instituição, o que permite interpretar a Administração como discurso de educação superior. A parte final do trabalho volta-se à discussão da possibilidade de uma formação crítica em Administração, mesmo que se acatem as determinações derivadas do modo de produção, desde que a formação de professores e estudantes acolha a interdisciplinaridade, a pesquisa e a autoria como fulcro da relação ensino-aprendizagem. Esse caminho apresenta potencial de ultrapassagem ao multidisciplinar em direção ao interdisciplinar, à medida que ancora a formação profissional na realidade social. Ela é a portadora da complexidade demandante de outro tipo de formaçãopor
dc.description.abstractManagement Higher Education is an unique phenomenon in higher education after the Second World War. The spread of the belief that Administration conforms defined field of knowledge and the business management requires specific training prompted the institutionalization of knowledge and training and led to intense and extensive expansion of the area. Actually, the repertoire of knowledge that the management of contemporary corporations began to demand seems to require individuals whose capacity for assimilation, discrimination and power of synthesis are presented as extraordinary, to make the field appear as broad and multidisciplinary, for hosting knowledge from or drawn from different disciplines and areas of knowledge to be composed. This theoretical essay aims to explore the relationship between management higher education, interdisciplinarity and institutionalism, from the context that is engendered after the Second World War, in search for evidence the interdisciplinary nature of Administration and Institutional Theory, while discussing the difficulty of institutionalizing interdisciplinarity itself, including in such areas, given the disciplinary structure of higher education and academic background and interests that sustain it. The development of the study links the ideas so that the opening chapters point out the subject, problem and purpose, integrating them by describing the context, the theoretical framework and methodology under critical perspective. The chapters that follow, first of all, contemplate truth discourses about the knowledge, embracing the philosophical Nietzschean lenses and integrative and unifying perspective of this knowledge, interdisciplinary and transdisciplinary, sponsored by humanistic vision. Then, approaching the institutionalization process, through the lines emancipationist, historical, rational choice, sociological and discursive that explain it, put in perspective the academy for the ideals, ideas and discourses that produce or embodies and conveys to conform Higher Education as an institution, which allows to interpret management higher education as a speech of professional education. The final piece of work turns to the discussion of the possibility of training in critical management, even accepting the determinations derived from the mode of production, provided that the training of teachers and students embrace the interdisciplinary perspective, research and authorship as the fulcrum of the teaching-learning process. This path shows a potential of transition from multidisciplinary to interdisciplinary by anchoring training in social reality: it is the bearer of the applicant complexity of another kind of educationeng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/22281/Claudio%20Antonio%20Tordino.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectInterdisciplinaridadepor
dc.subjectInstitucionalismopor
dc.subjectCurso de graduação em administraçãopor
dc.subjectEducação superiorpor
dc.subjectAdministradorpor
dc.subjectManagement higher educationeng
dc.subjectInterdisciplinarityeng
dc.subjectInstitutionalismeng
dc.subjectManagement undergraduate courseeng
dc.subjectHigher educationeng
dc.subjectAdministrationeng
dc.subjectAdministratoreng
dc.subjectAdministradores de empresa -- Formacao profissionalpor
dc.subjectAdministracao -- Estudo e ensinopor
dc.subjectInterdisciplinaridade em educacaopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOpor
dc.titleFormação em administração: interdisciplinaridade e institucionalismopor
dc.title.alternativeManagement higher education: interdisciplinarity and institutionalismeng
dc.typeTesepor
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