Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/10183
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Franchi, Anna | - |
dc.contributor.advisor1 | Abramowicz, Mere | - |
dc.date.accessioned | 2016-04-27T14:32:40Z | - |
dc.date.available | 2004-10-28 | - |
dc.date.issued | 1995-03-30 | - |
dc.identifier.citation | Franchi, Anna. Compreensão das situações multiplicativas elementares. 1995. 201 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1995. | por |
dc.identifier.uri | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10183 | - |
dc.description.resumo | Esta pesquisa estuda aspectos relativos à compreensão das operações matemáticas em urna situação concreta - a sala de aula de uma 4ª série de urna Escola Municipalda periferia da cidade de São Paulo. Focaliza o significado das operações de multiplicação e divisão, preferentemente com números naturais, buscando desvelar como os alunos compreendem essas operações na prática escolar. Esta compreensão é vista em múltiplas dimensões que são determinadas pelas relações estabelecidas no decorrer do processo de ensino e de aprendizagem entre aluno e professor. aluno e aluno, mediadas pelo conteúdo matemático em jogo. Busca, em particular, captar os processos de resolução matematica de problemas verbais multiplicativos, utilizados pelos alunos, e suas dificuldades nessa tarefa. Entendo por problemas verbais multiplicativos os clássicos problemas escolares que requerem para sua resolução as operações referidas. A pesquisa orientou-se por alguns veios principais de análise: - as condições sócio.interativas que constituem o "contrato didático". como um dos fatores que influenciam a relação do aluno com o "saber" matemático; - a interferência reciprocada linguagem corrente e da linguagem matemática, como pianos e sistemas de referência distintos que se projetam um sobre o outro; - os problemas da formação dos conceitos matemáticos nas operações objeto desta tese. Estes e outros aspectos mais especificos foram sempre considerados no interior do processo pedagógico, mediante observaçào direta de um trabalho participante. sob uma análise qualitativa | por |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/22257/tese_32263.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUC-SP | por |
dc.publisher.program | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino (Elementar) | por |
dc.subject | educação matemática | por |
dc.subject | escolas públicas | por |
dc.subject | linguagem matemática | por |
dc.subject | operações matemáticas | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO | por |
dc.title | Compreensão das situações multiplicativas elementares | por |
dc.type | Tese | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tese_32263.pdf | 4,9 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.