REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/10169
Tipo: Dissertação
Título: A atuação da coordenação pedagógica como um dos possibilitadores do reencantamento docente no ensino fundamental de uma escola pública no município de São Paulo
Título(s) alternativo(s): Pedagogical coordination action as a promising factor for teaching re-enchantment in the primary education of a public school in São Paulo city
Autor(es): Baptista, Isabel Aparecida Prandina
Primeiro Orientador: Brito, Regina Lúcia Giffoni Luz de
Resumo: A presente dissertação insere-se na Linha de Pesquisa Formação de Educadores, do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. A pesquisa busca discutir o trabalho da coordenação pedagógica junto aos professores dentro do espaço escolar, apresentando motivos e razões para um desencantamento docente e ações que podem ser desenvolvidas pelo coordenador pedagógico, buscando subsídios na epistemologia da prática, concomitante às reflexões sobre a epistemologia da curiosidade e a pedagogia da esperança de Paulo Freire, como possíveis pressupostos de um reencantamento docente. A metodologia apoiou-se numa abordagem qualitativa com subsídios da pesquisa quantitativa constituindo-se um estudo descritivo, analítico e interpretativo dos dados. O cenário da pesquisa foi a Escola Municipal de Ensino Fundamental Dep. Cyro Albuquerque, localizada no bairro do Capão Redondo, região do Campo Limpo, periferia da zona sul da capital paulista. Os sujeitos pesquisados foram: um coordenador pedagógico com 30 anos de magistério municipal, sendo 12 anos na função de coordenação pedagógica e 8 professores do Ensino Fundamental I e Ensino Fundamental II, acompanhados pela pesquisadora durante o ano de 2008. Embasados pela análise e interpretação dos dados obtidos na pesquisa de campo foi possível concluir que existe um desencantamento do professor pela escola pública motivado pela sobrecarga de missões atribuídas a ela e ao professor e o foco pedagógico é colocado em segundo plano. A atuação da coordenação pedagógica mostrou-se motivadora da prática do professor, principalmente nos horários coletivos de estudo
Abstract: This dissertation was written under the Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Post-Graduation Programme in Education (Curriculum) and belongs to the research topic Formation of Educators. It seeks to discuss the pedagogical coordination work related to teachers in school environment. It presents reasons for a teaching disenchantment and actions to be developed by pedagogical coordinators in order to reverse this situation. Its reflections rely on the epistemology of the practice and are concomitant to Paulo Freire s epistemological curiosity and pedagogy of hope ideas. The methodology was based in a qualitative nature approach, assisted by quantitative insights, and generates a descriptive, analytical and interpretative study. The research field was Dep. Cyro Albuquerque primary public municipal school, located in Capão Redondo neighbourhood, Campo Limpo region, suburb of São Paulo city. Individuals investigated were a pedagogical coordinator with 30 years of teaching experience (12 in the post of pedagogical coordinator) and 8 teachers from primary teaching (Ensino Fundamental I and Ensino Fundamental II). The research occurred during 2008. Data analysis and interpretation shows the existence of some disenchantment of teachers regarding the public school, resulted by an overload of tasks and roles attributed to the school and to the teachers, which results in loss of pedagogical focus. Pedagogical coordination action has shown its capacity to motivate teachers, especially during collective study time
Palavras-chave: Coordenação pedagógica
Reencantamento docente
Formação continuada
Ensino fundamental público
Pedagogical coordination
Teaching re-enchantment
Continuous formation
Primary public teaching
Educacao continuada
Professores de ensino fundamental -- Formacao profissional
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Baptista, Isabel Aparecida Prandina. Pedagogical coordination action as a promising factor for teaching re-enchantment in the primary education of a public school in São Paulo city. 2009. 217 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10169
Data do documento: 8-Out-2009
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Isabel Aparecida Prandina Baptista.pdf6,05 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.