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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/10166
Tipo: | Dissertação |
Título: | Educação infantil na perspectiva das relações étnico-raciais: relato de duas experiências de formação continuada de professores no município de Santo André |
Título(s) alternativo(s): | Early childhood education from the perspective of ethnic-racial relations two teacher training experiences in the municipality of Santo André |
Autor(es): | Saraiva, Camila Fernanda |
Primeiro Orientador: | Campos, Maria Malta |
Resumo: | A presente pesquisa teve como objetivo principal descrever duas experiências de formação continuada de professores de educação básica no Município de Santo André, sendo elas: Gênero e Raça e A Cor da Cultura, ocorridas respectivamente, em 2005 e 2006, percebendo em que medida conseguiram sensibilizar e orientar os professores de educação infantil no sentido de incorporar a perspectiva das relações étnico-raciais em suas práticas pedagógicas. Para isso, o tipo de pesquisa que melhor atendeu aos objetivos propostos foi a pesquisa qualitativa. Assim, foram analisadas a constituição e as configurações das referidas formações, com base na documentação disponível e em três entrevistas: com a representante da Secretaria da Educação e Formação Profissional e com duas professoras de educação infantil que atuam em creche municipal. O resultado da análise mostrou que as formações contribuíram para aproximar as questões étnicoraciais das escolas e das práticas pedagógicas, porém de forma momentânea. Também apontou as fragilidades de um processo de formação que leva em conta a metodologia da multiplicação, sem atingir diretamente a escola, pois esse é um fator que contribui para a descontinuidade. Uma das conclusões da pesquisa é que a formação continuada de professores de educação infantil, na perspectiva das relações étnico-raciais, precisa levar em conta as especificidades dessa etapa da educação básica. Além disso, para a efetivação desse trabalho, se faz necessário: o envolvimento pessoal e profissional do professor com a temática; a parceria e estímulo por parte da equipe diretiva da unidade escolar; bem como a adoção de uma política pública permanente por parte da Secretaria de Educação. Dessa maneira, iniciativas como essas podem contribuir para a construção de uma sociedade mais democrática e igualitária |
Abstract: | This study aimed to describe two teacher training experiences for teachers of early childhood education and primary schools in Santo André City, in the state of São Paulo, being them: Gender and Race and The Color of Culture, developed in 2005 and 2006. The research tried to evaluate the impact of the training programs in raising awareness and guiding teachers of early childhood education about the importance of including the perspective of ethnic-racial relations in their teaching. For this, the most adequate methodology of research for the proposed objectives was the qualitative research. Thus, the study analyzed the constitution and the settings of these programs, based on the available documents and on three interviews: one with the representative of the Department of Education and Training and two with kindergarten teachers working in municipal day care centers. The results of the analysis showed that: the training programs helped to include the ethnic-racial issues into the discussion about teaching practices, but this was limited to the period of the training courses. The results also pointed out the weaknesses of a formation process that adopts the method of multiplication, without reaching the schools, because that is one of the factors causing the discontinuity. One of the conclusions of the study is that this kind of training has to take in account the specificity of early childhood education. To carry on this work, other conditions are also necessary: the teacher personal involvement with the theme; the partnership and encouragement by the school management team; as well as the adoption of a permanent public policy by the Department of Education. In this way, teacher trainig programs on ethnic-racial relations could contribute to build a more democratic and egalitarian society |
Palavras-chave: | Formação continuada de professores Educação infantil Relações étnico-raciais Continuing teachers training Childhood education Ethnic-racial relations Federal Law 10.639/03 Brasil [Lei n. 10.639, de 9 de janeiro de 2003] Brasil -- Relacoes raciais Professores de educacao pre-escolar -- Formacao profissional -- Santo Andre, SP Educacao de criancas -- Santo Andre, SP |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo |
Citação: | Saraiva, Camila Fernanda. Educação infantil na perspectiva das relações étnico-raciais: relato de duas experiências de formação continuada de professores no município de Santo André. 2009. 353 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10166 |
Data do documento: | 19-Out-2009 |
Aparece nas coleções: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo |
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