REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/10161
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorYared, Ivone-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4282685T6por
dc.contributor.advisor1Fazenda, Ivani Catarina Arantes-
dc.date.accessioned2016-04-27T14:32:36Z-
dc.date.available2009-10-26-
dc.date.issued2009-08-19-
dc.identifier.citationYared, Ivone. Interdisciplinary educative practice: limits and possibilities in reverberation of a dream. 2009. 257 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/10161-
dc.description.resumoEste estudo objetiva investigar o nascimento, a evolução e os primeiros resultados de uma prática educativa interdisciplinar. Apoiado num referencial de autores da Europa, como Agazzi, Braido, Gauthier, Lenoir, Morin, Penati, Sersale e Pinau, do Brasil, Freire, Japiassu e, especialmente, Fazenda, busca inicialmente uma revisão histórica crítica das publicações européias nas décadas de 60 a 90 sobre as questões da interdisciplinaridade na educação, quando a proposta começa a ser estudada. Descreve uma intervenção educativa ao longo de 20 anos a partir da reverberação de um sonho de Dom Bosco. Propõe caminhos para uma educação interdisciplinar, rompendo com a visão fragmentada do saber construído a partir da reflexão sobre o processo de educar interdisciplinarmente em suas diferentes etapas. Pressupõe um educador formado, capaz de criar um ambiente no qual fé, cultura e vida se integram pelas relações educativas. Trata-se de uma investigação aqui denominada pesquisa-ação-intervenção onde o contexto da educação cristã e salesiana, seus limites e possibilidades são considerados. A metáfora do sonho de Dom Bosco revela-se na tessitura do processo como algo que inicia e percorre todo o caminho. A pesquisa evidencia a importância do planejamento que ao ser construído e acompanhado, cuidadosamente, atinge momentos interdisciplinares onde são enfrentadas questões como, por exemplo, a competição velada existente na Escola. O estudo mostra que é possível a transformação curricular, resgatando a dimensão do pastoreio e o papel do educador que vai além da mera transmissão do conhecimento, buscando a evangelização da cultura onde a recuperação do sentido do existir continuamente é questionada. Fé, cultura e vida se acoplam ao cotidianopor
dc.description.abstractThis study has as its main purpose to investigate the birth, the evolution and the first results of an interdisciplinary educative practice. Based in a referential of authors from Europe, such as Agazzi, Braido, Gauthier, Lenoir, Morin, Penati, Sersale e Pinau, and from Brazil, Freire, Japiassu and, mainly, Fazenda, it seeks initially a critical history overview of european published works from the 60s to the 90s about questions of interdisciplinarity in education, when this proposal started to be studied. It describes an educational intervention during some 20 years starting from a reverberation of a dream from Dom Bosco. It shows ways for an interdisciplinary education, breaking through a cracked vision of knowledge built from the reflexion of the interdisciplinary education process in different steps. It comes up with the vision of a graduated educator, able to create an environment in which faith, culture and life are put together by the educative relations. It is an investigation here called researchaction- intervention where the context of a christian education, its limits and possibilities are considered. The methaphor of Dom Bosco`s dream appears in the whole process as something that goes along with all the way. The research points out the importance of planning that when it is built and followed carefully, it reaches interdisciplinary moments where is faced up questions like, for example, the strong competition that exists at school. This study shows that it is possible to get the curricular transformation, bringing back the pastoral dimension and the role of the educator that goes beyond the simple tranmission of knowledge, seeking the evangelical way of the culture where the recuperation of the being sense is questioned continuously. Faith, culture and life gets together in everyday`s lifeeng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/22229/Ivone%20Yared.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectIntervenção educativapor
dc.subjectProjeto interdisciplinarpor
dc.subjectRelações educativaspor
dc.subjectInterdisciplinarityeng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectEducational interventioneng
dc.subjectInterdisciplinary projecteng
dc.subjectEducational relationshipseng
dc.subjectInterdisciplinaridade em educacaopor
dc.subjectPratica de ensinopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titlePrática educativa interdisciplinar: limites e possibilidades na reverberação de um sonhopor
dc.title.alternativeInterdisciplinary educative practice: limits and possibilities in reverberation of a dreameng
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ivone Yared.pdf1,23 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.