REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/10120
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorKuin, Silene-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4779750J6por
dc.contributor.advisor1Almeida, Maria Elizabeth Bianconcini Trindade Morato Pinto de-
dc.date.accessioned2016-04-27T14:32:27Z-
dc.date.available2005-05-24-
dc.date.issued2005-06-01-
dc.identifier.citationKuin, Silene. Condições favoráveis para a apropriação de tecnologias de informação e comunicação na escola. 2005. 183 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/10120-
dc.description.resumoEsta pesquisa se preocupa em identificar as condições favoráveis para a apropriação de Tecnologias de Informação e Comunicação TIC em uma escola pública da rede estadual de ensino este estudo se justifica na medida em que essa apropriação não acontece na maioria das escolas embora haja um forte desejo da comunidade escolar para ter acesso a essa tecnologia e também a demanda sempre crescente de uma sociedade que cada vez mais se estrutura e se movimenta em rede a hipótese inicialmente encontrada centrava-se no grande número de professores capacitados para utilizar as TIC em situações de ensino e aprendizagem com os alunos a análise qualitativa dos dados mostrou que outros índices compunham essa condição singular favorável na escola como é o caso do sonho de acesso à tecnologia construído coletivamente o envolvimento da comunidade e o papel dos gestores a contribuição maior desta pesquisa centra-se no fato de apurar os índices indiretos como o sonho e o sentido da tecnologia para a comunidade que impulsionaram a escola rumo a apropriação das TIC e os diretos mergulhados totalmente no dia-a-dia da escola nas dimensões administrativa e pedagógica que agem de forma indissociável para realizar os anseios da comunidade escolar quando a gestão é democrática no que se refere especificamente às TIC os projetos realizados pela escola e analisados aqui mostram que para fazer sentido para alunos professores e gestores e alavancarem experiências inovadoras elas precisam estar a serviço de projetos que os instiguem a buscar respostas para o que os intriga dessa forma a tecnologia pode colaborar para emancipar as pessoas não pelo acesso ao mundo de informação que possibilita mas pelo trajeto construtivo com que os sentidos podem ser atribuídos a ela no fazer pedagógicopor
dc.description.sponsorshipPontificia Universidade de São Paulo-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/22182/Microsoft%20Word%20-%20VERSAODIGITAL2b.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectinformática educacionalpor
dc.subjectinclusão digitalpor
dc.subjecttecnologias na educaçãopor
dc.subjecttecnologias de informação e comunicação na educação TICpor
dc.subjectformação docentepor
dc.subjectgestão educacional com TICpor
dc.subjectnovas tecnologias na escola públicapor
dc.subjectEscolas - Tecnologia da informaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpor
dc.titleCondições favoráveis para a apropriação de tecnologias de informação e comunicação na escolapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Microsoft Word - VERSAODIGITAL2b.pdf1,41 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.