Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/10104
Tipo: | Dissertação |
Título: | Portais colaborativos e educação matemática no ensino médio: uma avaliação de atributos e características de portais colaborativos |
Autor(es): | Ferron, Pedro Maleronka |
Primeiro Orientador: | Almeida, Fernando José de |
Resumo: | O autor se propõe, na presente dissertação, a apresentar uma avaliação de atributos e características de Portais Colaborativos, utilizados para a Educação Matemática, com conteúdo direcionado ao Ensino Médio. Para realizar o trabalho proposto, buscou-se selecionar um conjunto de Portais, que foram escolhidos, principalmente, por sua finalidade no campo da Educação Matemática. Após apurado exame, optou-se pela escolha de dezenove Portais disponibilizados pela Internet e utilizados por Instituições de Ensino Público e Privado, no Brasil e no mundo, sendo dez estrangeiros e nove brasileiros: quatro privados e cinco públicos. A avaliação dos Portais foi desenvolvida a partir de uma mesma metodologia de prospecção dos dados observados. Nesta direção, ocorreu uma uniformização das informações que foram consideradas necessárias para avaliar cada Portal, visando-se, com tal procedimento, impedir a supressão de dados ou acréscimo dos mesmos. Embasado em referenciais teóricos, utilizou-se como critério de avaliação dos Portais a análise de duas categorias: a tecnológica e a pedagógica, e, também, de suas dimensões mais relevantes e compatíveis com a proposta do trabalho. É importante lembrar que as duas categorias, bem como suas dimensões, não correspondem a aspectos isolados e dissociados. Encontram-se elas interligadas e essa integração é que permite ao Portal atingir a finalidade a que se propõe. O objetivo da dissertação é fornecer indicadores sobre as potencialidades e limitações dos diferentes Portais avaliados, a fim de que auxiliem professores de Matemática, e usuários, a decidir sobre a adequação e a integração em suas práticas escolares |
Abstract: | The author is proposed at this dissertation, to present an assessment of attributes and characteristics of collaborative portals, used for Mathematics Education, with content targeted to high school. To achieve the proposed work, we tried to select a set of portals, which were chosen, primarily, for their purpose in the field of Mathematics Education. After found examination, was chosen by the choice of nineteen Portals offered by the Internet and used by institutions of public and private education in Brazil and abroad, and foreigners and nine Brazilians in December: four private and five public. The assessment of the portals has been developed from a single methodology for prospecting observed data. In this context, there was a uniformity of information that was deemed necessary to evaluate each portal, aiming, to such a procedure, preventing the addition or deletion of data from them. Based on the theoretical references, it was used as a criterion for assessing the interaction analysis of two categories: the technological and educational, but also of its dimensions most relevant and consistent with the proposal of work. It is important to remember that the two categories, as well as its dimensions do not correspond to areas isolated and separated. They are interlinked and they do this integration allows the portal achieve the purpose for which they are proposing. The aim of the dissertation is to provide indicators on the potential and limitations of various portals evaluated so that help teachers of mathematics, and users, to decide on the appropriateness and their integration into school practices |
Palavras-chave: | Tecnologia Internet Portais colaborativos Educação matemática Technology Internet collaborative portals Mathematics education Matematica (Ensino medio) Portais da Web Tecnologia educacional |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo |
Citação: | Ferron, Pedro Maleronka. Portais colaborativos e educação matemática no ensino médio: uma avaliação de atributos e características de portais colaborativos. 2008. 134 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10104 |
Data do documento: | 19-Dez-2008 |
Aparece nas coleções: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Pedro Maleronka Ferron.pdf | 1,26 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.