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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/10091
Tipo: | Dissertação |
Título: | O acontecimento educativo psicodramatico: encontro entre Heidegger, Moreno e uma psicodramatista educanda/educadora |
Autor(es): | Marino, Marilia J. |
Primeiro Orientador: | Martins, Joel |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Cappelletti, Isabel Franchi |
Resumo: | A dissertação, ao modo de ensaio, que aqui se faz em ATOS E CENAS, interroga o acontecimento eduoativo psicodramático no horizonte do encontro entre o "obrar reflexivo" de Jacob Levy Moreno, fundador do Psicodrama, o "pensar originário" que se pergunta pelo ser de Hartin Heidegger e o fazer educativo que emerge do drama existencial da autora enquanto psicodramatista. Como "Protagonista" (o que primeiro agoniza) a autora responde ao movimentb de passagem do estar lançada num fazer - possibilidade de ser, para o dispor-se a abrir o sentido do que faz, aden trando o "tablado ou palco imaginário" - espaço de desvelamento. Como "Diretora do Encontro", faz-se "solicitude", zelo na produção do encontro entre a educadora - protagonista, e seu mundo habitado por seus egos auxiliares que se presentificam mediante suas obras: palavras-evento. o contrato firmado se dá na direção de um pesguisar onde o interrogar e o responder possam se clarificar em mais profunda compreensão - enquanto abertura de mundo DRAMA ou META-DRAMA. A meditação se dramatiza em 5 atos, expressando o pensar como ao de existir dando-se em cenas-situação. No primeiro ATO a protagonista se apresenta e traz consigo o que vê como possibilidade de se tornar tema. No segundo ATO pensa-se a questão, o modo de formulá-la. o que se mostra da região de onde emerge. dentro da perspectiva fenomenológica existencial hermenêutica. Inicia-se a clarificaçao dos horizontes Heideggeriano e Moreniano. No terceiro ATO, irrompe o acontecimento educativo psicodramático no mundo imaginário da protagonista. Heidegger e Morena se presentificam. O primeiro nos traz o dasejn, o segundo, o homem como espontâneo criador, lançando luz sobre o lugar do educando/educador. Ouve-se Heidegger. Aprende-se sobre o "ser ai". No quarto ATO, nos encontramos com sessões de Psicodrama onde educadores psicodramatistas cuidam de sua própria educaçao. O "psicodramático" e o "educativo" se presentam como acontecimento que se oferece à hermenêutica. Traz-se uma mensagem. Ouve-se Moreno. Aprende-se sobre o homem espontâneo criador. No quinto ATO convida-se a habitar o campo do encontro, como en-caminhar na partilha, ao modo do DIALOGO |
Palavras-chave: | Educacao: Supervisao e Curriculo |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo |
Citação: | Marino, Marilia J.. O acontecimento educativo psicodramatico: encontro entre Heidegger, Moreno e uma psicodramatista educanda/educadora. 1992. 252 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1992. |
Tipo de Acesso: | Acesso Restrito |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10091 |
Data do documento: | 30-Nov-1992 |
Aparece nas coleções: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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