REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/10086
Tipo: Dissertação
Título: O fracasso escolar nas vozes de um grupo de alunos e alunas de 5ª a 8ª séries, integrantes de um clube de ciências e cultura
Autor(es): Braga, Selma Ambrosina de Moura
Primeiro Orientador: Mortimer, Eduardo Fleury
Resumo: Este trabalho consiste na descrição e análise do fracasso escolar, a partir das falas de um grupo de alunos e alunas de 5ª a 8ª séries da escola de Primeiro Grau do Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais. A decisão de eleger os adolescentes como objeto da pesquisa deve-se à constatação de que suas falas têm sido pouco consideradas na pesquisa sobre a escola e o fracasso escolar. Em muitas das publicações sobre evasão e repetência não passam de números sob os quais se camufla o verdadeiro drama vivenciado no processo da repetência e exclusão da rede pública de ensino brasileiro. No entanto, essas vítimas da ideologia escolar vigente, muitas vezes expulsas, definitivamentedo processo escolar, sem qualquer chance de defesa resistem com excelente desempenho em atividades extra-classe, como mostra a experiência que desenvolvemos no Clube de Ciências e Cultura. Esta pesquisa se desenvolve, assim no terreno das representações sociais produzidas por esse grupo de alunos repetentes e objetiva investigar a representação da condição de excluído na escola, sob a ótica da cultura da exclusão. É referencial para a análise da fala, a teoria da representação social, os estudos de Bakthin sobre o uso da linguagem e os trabalhos de Vygotskysobre as origens sociais do funcionamento mental individual. Os dados da pesquisa, resultados da observação natural e complementados por entrevistas, foram sistematizados e nos pennitiram uma análise da realidade na escola, que se nos apresenta, agora, não mais revestida dos signos ideológicos da classe dominante mas descortinada, pela mão de quem experimentou o rótulo de repetente e excluído, ou melhor, através das representações que faz de seu fracasso escolar
Palavras-chave: Escola de Primeiro Grau do Centro Pedagogico da Universidade Federal de Minas Gerais
Fracasso escolar
Exclusao escolar
Pratica pedagogica
Repetencia
Representacoes sociais
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Braga, Selma Ambrosina de Moura. O fracasso escolar nas vozes de um grupo de alunos e alunas de 5ª a 8ª séries, integrantes de um clube de ciências e cultura. 1995. 237 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1995.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10086
Data do documento: 30-Nov-1995
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Selma Ambrosina de Moura Braga.pdf
  Restricted Access
14,98 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.