Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/10085
Tipo: | Dissertação |
Título: | Formação e prática de gestão escolar com o uso das tecnologias |
Autor(es): | Bancovsky, Renata |
Primeiro Orientador: | Almeida, Maria Elizabeth Bianconcini Trindade Morato Pinto de |
Resumo: | O presente estudo pretende identificar as influências do Projeto Gestão Escolar e Tecnologias no cotidiano da gestão escolar, bem como verificar possíveis mudanças nas práticas da gestão escolar, nas dimensões técnico-administrativa e pedagógica das Unidades Escolares pesquisadas. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi realizada com gestores escolares da rede pública do Estado de São Paulo, nos níveis de Ensino Fundamental e Médio, e promovida pela interligação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e da Microsoft Brasil. Os cenários são o ambiente virtual do Curso (Projeto Gestão Escolar e Tecnologias), especificamente a ferramenta Fórum, e as Unidades de Ensino pesquisadas, denominadas como UE_1, UE_2, UE_3 e UE_4. Observou-se durante o curso a participação dos gestores no ambiente virtual do Projeto Gestão Escolar e Tecnologias e no interior das Unidades Escolares. E ao término do Curso, após seis meses da finalização, houve a incorporação do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no cotidiano escolar, para investigar a práticas dos gestores e compreender e analisar suas ações durante e após a realização do Curso. Os dados obtidos pela pesquisa de campo são organizados em quadros, com trechos de depoimentos dos gestores nos fóruns do ambiente virtual do Projeto, em Entrevistas livres (áudio e vídeo) e em questionários, sendo estes últimos utilizados na metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) por meio do software QualiQuantSoft. A análise apresenta os indícios de mudanças na gestão escolar após a realização do Curso Gestão Escolar e Tecnologias. Evidenciaram-se indícios de melhoria na prática dos gestores das UEs investigadas, havendo aprimoramento e aperfeiçoamento em relação ao uso das TICs na parte administrativa e, principalmente, na área pedagógica. Os gestores adquiriram autonomia para a utilização dos recursos tecnológicos no ambiente escolar e intensificaram o uso pedagógico da Sala Ambiente de Informática |
Abstract: | The present study has as purpose to identify the influences of the Scholar and Technologies Management Project in the day to day of scholar management, as well as, to verify possible changes in the practices in the scholar management, related to the technical-administrative and pedagogical dimensions in the schools unit researched. The research was accomplished, in a qualitative nature, with Fundamental and High School levels school managers from public school in the state of Sao Paulo, and it was promoted by the interlink of Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (Educational Secretary of the State of São Paulo) and Microsoft Brazil. The scenes are the virtual environment of the course (Scholar and Technologies Management Project), more specifically the Forum tool, and the researched teaching units, denominated as UE_1, UE_2, UE_3 and UE_4. During the course it was observed the participation of the manager in the virtual environment proposed by the Scholar and Technologies management project and in the inner of the school units. Later to 6-month course termination, it occurred the incorporation of the use of the Information and Communication Technologies (TICs) in the school´s day to day, to investigate the manager´s practice and to understand their action during and after the accomplishment of the Course. The data obtained in the in loco research are organized in frames, with parts of depositions from the managers in the forums at the virtual environment of the Project, in free interviews (audio and video) and in questionnaires, being these last ones used in the methodology of the Collective Individual Speech (DSC) by means of the software QualiQuantSoft. The analysis presents the indications of changes in the school management after the accomplishment of the Scholar and Technologies Management Course. Indications of improvement in the manager practice in the investigated UEs had been proven, there were an improvement and amendment in relation to the use of TICs in administrative area and, mainly, in the pedagogical area. The managers had acquired autonomy for the use of technological resources in a scholar environment and they had intensified the pedagogical use of the Computer Science Room |
Palavras-chave: | Gestão escolar Tecnologia da informação e comunicação Scholar management Distance learning Information technology and communication Educacao a distancia Escolas -- Organizacao e administracao -- Recursos de redes de computador Tecnologia educacional |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo |
Citação: | Bancovsky, Renata. Formação e prática de gestão escolar com o uso das tecnologias. 2008. 230 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10085 |
Data do documento: | 2-Out-2008 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Renata Bancovsky.pdf | 3,91 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.