REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo
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dc.creatorSchmidt, Leide Mara-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791901A1por
dc.contributor.advisor1Alonso, Myrtes-
dc.date.accessioned2016-04-27T14:32:19Z-
dc.date.available2008-09-17-
dc.date.issued1999-11-30-
dc.identifier.citationSchmidt, Leide Mara. O ensino superior no contexto das políticas públicas: uma experiência de gestão no estado do Paraná. 1999. 290 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1999.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/10081-
dc.description.resumoCom o súbito aceleramento da mundialização da economia, o conceito de Estado- Nação está sendo, na prática, abolido em função de uma ditadura financeira internacional, que impõe políticas, impossibilitandoque as comunidades participem ativamente das decisões sobre os seus próprios rumos. Novos conceitos de desenvolvimento são postos em circulação, fazendo com que todos os demais aspectos da vida em sociedade girem em torno da economia, já não mais identificada a uma determinada região ou a um país. Dentro deste contexto, a universidade pública vive um dilema que vai além das crises financeiras pelas quais passa. Ela, ao mesmo tempo que não pode prescindir de sua condição de formadora humana, vê-se empurrada para uma tarefa cada vez mais urgente: atender novas demandas profissionais. Isso dificulta ainda mais a consolidação de seu tripé estrutural: o ensino, a pesquisa e a extensão. A presente tese discute os papéis da universidade pública dentro do novo momento histórico, tomando como base um caso específico: as instituições de ensino superior do Paraná, desde a sua criação, no governo Paulo Pimentel, até o seu redirecionamento, no primeiro governo Jaime Lerner, quando foram incorporadas, em seu plano de governo, ao programa Ciência e Tecnologia, revelando assim um desejo de colocá-las a serviço do processo de industrialização que tem distinguido a administração Lerner. Isso, no entanto, se deu sem os devidos investimentos na modernização plena de tais instituições. Além de discutir as contradições geradas por este realinhamento do ensino universitário, buscamos dar um depoimento de nossa experiência na administração da Universidade Estadual de Ponta .Grossa, gestão 95-98, relatando as possibilidades concretas de reorganizar uma instituição com as condições de que dispúnhamos. Para tratar o problema da forma como o propusemos a metodologia que se mostrou mais indicada foi encontrada dentro da abordagem qualitativa, onde a observação e a interpretação constituem elementos fundamentais de coleta e análise dos dados, conforme sugerem os autores consultados: STAKE; BOGDAN E BICKLEN. Para a primeira parte do trabalho, quando a atenção se volta para uma análise macro-social enveredando para o campo das políticas públicas, o recurso utilizado foi a análise documental, ao passo que para a segunda parte, ao trabalhar a experiência de gestão na UEPG, a opção foi o estudo de caso. Para tanto, a observação e os registros de ocorrências compilados pela pesquisadora em seu diário de campo, constituiram elementos essenciais de coleta de dados, os quais, acoplados às informações extraídas de documentos internos da universidade, permitiram um aprofundamento da investigação como requer o estudo de caso de observação. Esta tese, partindo de questões mais gerais para uma situação bastante particular, procurou trabalhar os limites e as contradições das políticas públicas para o ensino superior, um ensino entendido como vital para o desenvolvimento das economias periféricas, mas que, apesar disso, fica relegado a um segundo planopor
dc.description.abstractDue to the sudden acceleration of economy globalization, the concept of national state is, in practical terms, being abolished on account of an international financial dictatorship which imposes its policies and renders it impossible for communities to take active part in the decision-making concerning their destiny. New concepts of development are being put into operation and this state of affairs makes alI other aspects of life in society revolve around economy, economy itself no longer being identified with particular regions or countries. Within this context, public universities have to resolve a dilemma which goes far beyond the financial crises they have been meeting with historically. At the same time as they cannot prescind from their role in human formation, they are urged to cany out a task which is becoming increasingly pressing: to satisfy new professional demands. And this hampers even more the consolidation of their structural tripod: education, research and extension. This dissertation discusses the roles of public universities within this new historical moment and it recuses on a specific case: the institutions of higher education of Paraná, since the time when they were created during the administration of governor Paulo Pimentel until their redirectioning during the first term of governar Jaime Lerner, when they were integrated, in accordance with his government project, into the program Science and Technology, revealing his intention of putting them in the service of the industrialization process, the very distinguishing mark of the Lerner administration. However, this process was carried out without due investment in the complete modernization of these institutions. Besides discussing the contradictions which this realignment generated, also give a testimony of my experience in managing the Ponta Grossa State University (UEPG) during the period 1995-98, by giving an account of the concrete possibilities of reorganizing this institution on the basis of the means which were available at that time. As to the methodological procedures, for the sake of this study the qualitative method proved to be the most adequate insqfar as , observation and interpretation constitute fundamental elements of .data collection and analysis, as STAKE and BOGDAN & BICKLEN suggest. In the first part ofthis study make a macro-social analysis, through resource to Document Analysis, entering the field of public policies, whereas in the second part, a Case Study, explore my management experience within the UEPG. Observation and the registration of occurrences in my Field Diary constituted essential tools for data collecting, which, in combination with the information extracted from internal UEPG Documents, enabled the deepeningof the investigation, just as Case Study and Observation require. Starting from matters of a more general nature, the dissertation evolves to a quite specific situation and tackles the limits and contradictions of public policies as regards higher education, a leveI of education which in spite of being looked upon as vital to the development of peripheral economies is clearly relegated to a background positioneng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/22126/Leide%20Mara%20Schmidt.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículopor
dc.rightsAcesso Restritopor
dc.subjectEnsino superior -- Paranapor
dc.subjectAutonomia universitariapor
dc.subjectGoverno Jaime Lernerpor
dc.subjectGoverno Paulo Pimentelpor
dc.subjectReformas do Estadopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleO ensino superior no contexto das políticas públicas: uma experiência de gestão no estado do Paranápor
dc.typeTesepor
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