REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/10077
Tipo: Dissertação
Título: Projetos alternativos de alfabetização: uma busca de qualidade de ensino
Autor(es): Oliveira, Heloisa Amaral Dias de
Primeiro Orientador: Chizzotti, Antônio
Resumo: A finalidade desta pesquisa foi encontrar em projetos alternativos de alfabetização indicadores de qualidade que permitam estabelecer procedimentos eficientes no ensino das primeirasletras. O trabalho dividiu-sa em duas partes: investigação teórica e pesquisa de campo. Na investigação teórica a busca foi no sentido de estabelecer diferenças entre três conceitos de qualidade de ensino e qualidade de alfabetização decorrentes de diferentes paradigmas de conhecimento. Encontradas as diferenças optou-se pelo paradigma dialético e pelo referencial teórico dos educadores críticos para conduzir a construção dos indicadores de qualidade em alfabetização. A pesquisa de campo realizou-se por meio de dois procedimentos metodológicos: entrevista com boas professoras cuja finalidade foi investigar qualidade no processo de alfabetização; observação participante cujo objetivo foi avaliar qualidade em seu produto, a escrita infantil. A organização e análise das entrevistas apoiaram-se em dois referenciais teóricos: de um lado. utilizou-se os conceitos de senso comum e bom senso em GRAMSCI; de outro, os conceitos de palavras próprias e palavras alheias em BAKHTIN. A observação participante fundamentou-se na teoria de VYGOTSKY. Levantados os indicadores de qualidade em alfabetização, a tarefa foi fazê-los emergir na escrita infantil durante o processo de observação participante. Para que isso pudesse ocorrer, foram utilizados procedimentos baseados na teoria sócioconstruvista de origem vygotskyana e no bom senso das boas professoras, tal como foi revelado nas entrevistas. Na relação dialética entre conhecimento te6rico (sócioconstrutivismo) e prático (bom senso), fez-se a construção da proposta de ensino/aprendizagem registrada neste trabalho. Seu resultado é a evidente melhoria das escritas infantis aqui documentada
Palavras-chave: Vygotsky, Lev Semenovich 1896-1934
Alfabetizacao
Programa de alfabetizacao
Construtivismo (Educacao)
Escrita infantil
Processo de alfabetizacao
Qualidade de alfabetizacao
Educacao: Supervisao e Curriculo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Oliveira, Heloisa Amaral Dias de. Projetos alternativos de alfabetização: uma busca de qualidade de ensino. 1995. 249 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1995.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10077
Data do documento: 30-Nov-1995
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Heloisa Amaral Dias de Oliveira.pdf
  Restricted Access
11,85 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.